CidadeDESTAQUE

2019: número de queimadas é quase o dobro do último ano em Nova Friburgo

O período de estiagem em Nova Friburgo tem gerado um intenso número de focos de incêndio. O tempo seco e os ventos fortes, típicos desta época do ano, são fatores que viabilizam esse aumento de queimadas. De acordo com o Comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Thiago Alecrim, em 2019, na região, os casos já passam de 200, o que chama a atenção se comparado ao balanço do último ano.

“No ano de 2018, o ano inteiro, nós tivemos 142 casos. Em 2019, até o momento, nós temos 282 registrados. (…) Praticamente, o dobro.”

O Comandante do 6º GBM ainda lembra que colocar fogo é crime ambiental e pode acarretar penalidades ao precursor.

“Toda atividade que cause ou acarrete poluição, e que dessa poluição possa resultar, mesmo que potencialmente, dano à saúde, à fauna ou à flora, isso é crime ambiental, punido com até quatro anos de reclusão.”

Além disso, o Tenente Coronel Thiago Alecrim reforçou o pedido de respeito às leis ambientais e sinalizou que a poluição gerada faz mal não só ao meio ambiente, mas também a população.

“Nossa orientação é sempre no sentido de respeitar as leis ambientais. (…) O que a gente pede primeiro é que não coloquem fogo, isso é crime. Não coloquem fogo no seu lixo, em terrenos baldios, isso não é uma conduta, digamos, socialmente aceita, além de ter prejuízo a toda coletividade. Principalmente a algumas pessoas que são mais suscetíveis a doenças respiratórias (asma, bronquite) que sofrem muito nesta época do ano, não só pela baixa umidade, mas também pela fumaça que fica concentrada em nossa cidade.”

Via Expressa

Na última quarta-feira, 17, um foco de incêndio na Via Expressa consumiu aproximadamente 20 mil metros quadrados. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h da manhã e atuou no resfriamento da área ao entorno, fazendo uma contenção pela lateral de forma a tentar evitar a propagação do incêndio. Segundo a corporação, o trabalho foi concluído ontem, 18, por volta das 10h30.

Foto: Pedro Sabino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *