DESTAQUEGeral

Anvisa libera uso de medicamento e vacina contra a varíola dos macacos; decisão é válida por seis meses

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, anunciou na manhã desta sexta-feira, 26, a liberação do uso de um medicamento e de uma vacina contra a monkeypox, a varíola dos macacos. As decisões foram tomadas pela diretoria colegiada do órgão, levando em consideração a emergência para a doença em todo o mundo e o fato de já existirem remédios e vacinas para tratar e prevenir a infecção.

O medicamento é o Tecovirimat, no formato de comprimido com concentração de 200 mg, indicado para o tratamento de doenças causadas pelo Orthopoxvirus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg. O remédio será importado e é o mesmo autorizado nos EUA para tratar a doença. A dispensa temporária e excepcional é destinada ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses.

Já as vacinas a serem utilizadas são a Jynneos (EUA) e a Imvanex (Agência Europeia de Medicina), que apesar de terem nomes diferentes, têm a mesma fórmula e previnem diretamente contra a varíola e monkeypox. O imunizante é destinado a adultos com 18 anos ou mais, devendo ficar conservado entre -60°C a -40°C. A dispensa também é temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses.

QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL EM PRIMEIRA MÃO? Participe do GRUPO DE NOTÍCIAS DA TV ZOOM NO WHATSAPP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *