As dicas culturais na rede para o fim de semana em Nova Friburgo e região

A jornalista Scheila Santiago traz as dicas culturais na rede para você curtir o fim de semana em Nova Friburgo.

Começando nesta sexta-feira, 8, às 20h, com a peça “A aposta”. Com direção de Nobel Medeiros e o ator Roberto Santos.

A peça fala sobre a Rússia, novembro de 1870, quando um poderoso banqueiro dá uma festa em sua casa e entre os convidados há um debate sobre a pena de morte. O tema é cauteloso devido a vastidão causada pelas guerras e reformas liberais por parte de Alexandre II, apelidado de “o libertador”, pela reforma emancipadora de 1861 foram libertados mais de vinte e dois milhões de camponeses servos.

Entre discordâncias e concordâncias a respeito do tema sobre a pena de morte, uma aposta selvagem e insensata é feita nesta festa, a partir de então, desenvolve-se a trama escrita por um dos dramaturgos e contistas mais aclamado em todo o mundo, Anton Tchekhov.

A peça farseia entre o realismo e o absurdo dando a impressão da opressão causada na época por temas religiosos e políticos que marcaram o mundo. Stanislavski classificou os textos do autor como um desafio a atores e público. O ingresso custa R$ 30 (inteira) e pode ser adquirido na Usina Cultural Energisa, que fica na Praça Getúlio Vargas, 55, Centro.

Também nesta sexta-feira, 08, termina a 9ª Semana do Patrimônio Fluminense e o 3º Seminário da Fundação Dom João VI. O evento está acontecendo na própria Fundação, na Praça Getúlio Vargas.

Ainda neste dia 8, das 9h às 16h, na Câmara Municipal, será realizada a palestra “O papel dos conselhos de direitos no controle social”, com Marco Antônio Castilho, presidente do Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De amanhã até o domingo, 10, acontece uma oficina de origami – tsuru, de 17h às 20h, no Cadima Shopping.

De 8 a 10 de novembro acontece a 5ª edição da Festa de Literatura e Cultura de Rio das Ostras. Os homenageados serão Bia Bedran e Nelson Mandela. O evento acontece na Avenida das Flores, no bairro Âncora, próximo a Escola Simar Machado.

Na programação: lançamento de livros, contação de estórias, bate-papos literários, artesanatos, apresentações musicais, gastronomia, circo, teatro, entre outras atividades.

Neste sábado, 09, na Usina Cultural Energisa, tem apresentação de um sistema de trilhas sonoras para o audiovisual. O evento acontece das 10h às 11h30.

Também no sábado, de 17h às 18h40 tem lançamento de livro na Arabesco. Djanira Luz apresentará ao público seu livro “Um milésimo de mim”, de contos e crônicas. A arte da capa é de Dil Márcio, que é caricaturista, cartunista, canalizador de energia e artista plástico.

E chega ao fim no sábado, a Semana de Arte e Cultura.

Desde o dia 5, dia nacional da cultura, estão acontecendo eventos gratuitos na Oficina Escola de Artes e na Biblioteca Pública Municipal Maria Margarida Liguori.

Na Catedral de São João Batista, a Banda Sinfônica Campesina encerra a semana com apresentação no sábado, 9, as 18h.

Na quarta-feira, 13, começa a 8ª edição do FriCine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental. A abertura está programada para as 18h, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro.

Mais eventos e informações no site do Cultura NF, que comemora seus 13 anos! Outros detalhes nas redes sociais como o facebook, instagram e twitter.

Nesta semana, no quadro “Na rede com Scheila”, no youtube, um papo bem bacana com a pintora Maria Amélia Curvello, sobre cultura, é claro.

Deixe uma resposta