SaúdeÚLTIMAS

Caos na saúde pública de Nova Friburgo: Raul Sertã começa 2024 sem exames de Raio X e anestesistas

Técnicos de Raio X do Raul Sertã expõe deficiências da unidade 

Na última terça-feira, 16, funcionários do Hospital Municipal Raul Sertã fizeram um vídeo relatando a falta de transparência da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao reparo solicitado da máquina de Raio X da unidade. 

O problema que precisou ser solucionado estava no sistema CR, que é o responsável por digitalizar e transferir as imagens captadas pela máquina para os computadores, onde posteriormente, será dado o laudo pelo profissional. 

Em vídeo gravado dentro do Raul Sertã, dois técnicos de Raio x, Francisco e Clerenice garantem que além de ainda estarem com problemas no sistema CR, ele teria sido mal instalado, as impressões das imagens estavam sendo feitas em folha de papel A4 comum e que uma mensagem enviada aos grupos de notícias pela Secretaria Municipal de Saúde que afirmava estar com os reparos em andamento, se tratava de uma mentira. 

“Nós estamos aqui pra responder, através de uma réplica, com referência a uma resposta da secretaria de saúde informando que o sistema de CR que foi instalado aqui no hospital está funcionando a pleno vapor. É mentira, é mentira sim. Ele deveria funcionar da maneira que foi respondida…”

Ainda segundo eles, com a falta do sistema e de material correto para revelação das imagens, as radiografias do hospital estão suspensas, já que os médicos não têm a precisão adequada das imagens para darem os laudos aos pacientes. 

“Eu quero fazer um convite aqui ao Secretário de Saúde, que antes que ele desminta uma informação dada por um funcionário que trabalha no setor, que vivencia o problema. Que ele venha ao setor ou mande alguém de responsabilidade para se inteirar do assunto realmente que acontece aqui.” Concluiu Francisco 

Além disso, os pacientes reclamam também da falta de anestesistas no local.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde sobre o assunto:

“A Secretaria de Saúde informou que já abriu um canal de diálogo com os servidores do Setor de Raio-X, visando resolver os problemas apontados por eles, e o próprio secretário, que assumiu a gestão no último dia 4, esteve lá pessoalmente várias vezes desde então. A maioria dessas demandas precisa de licitação, cujos encaminhamentos já estão sendo feitos para adequar as estruturas física e de trabalho.

Na primeira semana do ano, foi concluída uma licitação de insumos para o setor e o material deve ser entregue em poucos dias. A processadora foi enviada para manutenção imediatamente após apresentar defeito e o atendimento do Sisreg foi suspenso temporariamente para não sobrecarregar o atendimento de urgência e emergência do Hospital Raul Sertã. Já existe processo em andamento para a compra de equipamentos mais modernos para o setor de Raio-X , o que vai permitir agilidade na realização e o compartilhamento dos exames com o computador dos médicos. Nenhuma queixa formal ou recusa do exame impresso em papel foi registrada pelos médicos à direção do Hospital”.

Sobre a falta de anestesistas, nós não tivemos resposta.

Por Victor Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *