CidadeÚLTIMAS

Chuva causa transtornos no trânsito e preocupa friburguenses

Diversas localidades da região ficaram alagadas e RJ-116 teve trânsito comprometido

Durante a noite do último domingo, 29, Nova Friburgo foi atingida, mais uma vez, por fortes chuvas que causaram transtornos e novos registros de ocorrências.

O forro do teto da área de emergência do Hospital Municipal Raul Sertã sofreu um pequeno desabamento, ninguém se feriu. O local foi interditado e a Defesa Civil acionada. 

Na RJ-116, km 72, próximo ao PPC de Mury, a pista foi completamente tomada por água, permitindo somente a passagem de caminhões e ônibus. Carros de pequeno e médio porte precisaram se desviar do percurso. 

Situação parecida também foi registrada na Ponte da Saudade, onde moradores gravaram um vídeo da água invadindo uma localidade. 

O Parque D. João VI também teve sua passagem comprometida devido ao tombamento de uma árvore.  

Na região central de Nova Friburgo, na Tessarolo dos Santos, o Rio Cônego atingiu seu limite máximo, praticamente fazendo com que a água transbordasse. No distrito de Conselheiro Paulino, o Rio Bengalas também apresentou grande volume de água. 

Já na manhã de hoje, na subida do Parque São Clemente sentido Vale dos Pinheiros, a água também tomou conta de parte da via, impedindo a passagem de motoristas, o que causou um grande congestionamento nos dois sentidos da via. 

A Defesa Civil do município divulgou números oficiais de atendimentos :

Nova Friburgo registrou uma média de 48,66 mm de chuva nas últimas 24 horas (entre 9h30 de domingo, 29, e 9h30 desta segunda-feira, 30). No período, a localidade que registrou maior média de chuva foi Barroso, no distrito de Amparo, com média de 71,6 mm de chuva em 24 horas. A chuva mais intensa, no entanto, foi registrada no bairro Granja Spinelli, onde choveu 0,2 mm em apenas 15 minutos, volume acima do normal.

Em virtude da forte chuva que atingiu Nova Friburgo neste domingo, 29 de outubro, a Defesa Civil do Município registrou um total de 11 ocorrências em 11 bairros e distritos da cidade. Houve alagamentos em vários pontos da cidade, a rodovia RJ-116 ficou parcialmente interditada para tráfego de veículos leves na altura do distrito de Muri, em virtude da inundação do rio Santo Antônio.

Das 11 ocorrências, foram registradas quedas de árvore, ameaça de queda de árvores, infiltrações, além de outras pequenas ocorrências e vistorias técnicas promovidas pelas equipes da pasta. Os bairros e distritos afetados foram: Centro, Chácara do Paraíso, Nova Suíça, Olaria, Stucky, Jardim Califórnia, Serra Nevada, Ruy Sanglard, Perissê e Riograndina.

Com relação ao forro da recepção do Hospital Municipal Raul Sertã, que cedeu durante a chuva da noite de domingo, a Defesa Civil realizou uma vistoria e constatou que o problema foi ocasionado pelo excesso de água que se acumulou no telhado. O local foi prontamente isolado e, nesta segunda-feira, 30, já será liberado para que a equipe de pequenos reparos da unidade de saúde possa fazer a manutenção do forro. A Defesa Civil também sugeriu um aumento na capacidade de escoamento da calha para evitar que o problema se repita.

A previsão para as próximas horas é de chuva moderada a ocasionalmente forte para nossa região. Os ventos estarão fracos a moderados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *