Confira as dicas da agenda cultural na rede

Final de semana chegando e a jornalista Scheila Santiago traz as dicas da agenda cultural para você aproveitar!

Confira:

Hoje, sexta-feira, 19, tem circo a céu aberto na Praça Demerval Barbosa Moreira, às 15h. A proposta é levar ao espaço público a atmosfera poética do encontro do aplauso, do sorriso, do despertar para a imaginação, por meio da linguagem do palhaço, da comédia física e da arte da rua.

O resultado é uma catarse coletiva de gargalhadas, transformando os espectadores, independentemente da idade ou perfil social, em crianças ao redor de um picadeiro, debaixo de um circo sem lona.

O grupo cultura de samba, que está com um trabalho novo “Uma noite em Vila isabel”, tem show nesta sexta-feira, 19, no Deck Restô, a partir das 20h. O evento acontece na rua Carlos Alberto Braune, 39 – Centro.

Sábado tem show gratuito do Cidade Negra, na Praça do Suspiro, às 21h. Por lá, estará acontecendo o 1º Festival Gastronômico com vinhos, cervejas artesanais e guloseimas.

Sábado e domingo acontece o Hanami: a festa da cerejeira, no Sítio Florândia da Serra, que fica na estrada da Conquista, a quatro quilômetros do Ceasa, mercado do produtor. Quem organiza o evento é a Colônia Japonesa de Nova Friburgo. O ingresso custa R$ 10,00 e só pode ser adquirido na hora.

Haverá sorteios, dança japonesa, oficina de origami, apresentação de taiko e venda de comidas típicas. O evento acontece das 10h às 16h. Menores de idade somente acompanhado de um responsável.

No domingo tem feijoada na Unidos da Saudade, em sua quadra, no bairro Ypu, a partir do meio dia. Na programação, bateria oficial da escola de samba Acadêmicos da Grande Rio.

Também no domingo, tem intervenção urbana na praça Demerval Barbosa Moreira às 15h.

Um conjunto de camas e em cada uma delas, uma atriz e um espectador. E nessa extrema intimidade, acontece uma performance com dez minutos de duração. A intervenção é um acontecimento, é a possibilidade de criar um instante inesquecível para e com alguém inesquecível e com alguém desconhecido. O diretor Fernando Rúbio foi convidado para realizar esse projeto de residência com atrizes de Nova Friburgo, para a criação da instalação “Tudo que está ao meu lado”.

E para quem gosta da Companhia Arteira, tem espetáculo novo a caminho. O vento me soprou que de 10 de agosto a 8 de setembro, o grupo estará em cartaz com “Dona sorte” no teatro irmã Sânia Cosmelli.

E são os últimos dias para visitar as exposições de Dila Vidal e Paulo Henrique de Carvalho. Elas estão disponíveis na Usina Cultural Energisa. O espaço fica aberto de terça-feira a sábado, de 13h às 18h. O endereço é a praça Getúlio Vargas 55 – no Centro.

Deixe uma resposta