Confira as dicas da agenda cultural na rede

Final de semana chegando e quem traz as dicas da agenda cultural na rede é a jornalista Scheila Santiago.

Confira:

Hoje, 06, acontece o pré-lançamento do livro “O fio da meada-contos e crônica”, do escrito Irapuan Guimarães. O evento terá às 17h na Arabesco Livraria, que fica na avenida Alberto Braune.

Às 18h30, “Cantoria e poesia” na Livraria Café, na rua Monsenhor José Antonio Teixeira, 25. A cantora Bete Babo e o Poeta Sergio Bernardo se uniram para compartilhar o projeto no qual suas canções e poemas se entrelaçam, a fim de compor uma teia formada por grandes obras de autores universais. Os ingressos custam R$ 10,00.

De hoje a domingo, acontece a quarta edição do festival da sustentabilidade na praça do Suspiro. O evento contará com shows, palestras, exposição, seminários, oficinas, gastronomia, cervejas e artesanais.

No primeiro dia, show com Léo Viramundo às 18h. Dup Opium em seguida e Ziguibrothers.

Amanhã, feriado, o evento começa às 10h com aula de yôga e durante todo dia, muitas oficinas e palestras gratuitas. Ao meio dia, Ramon falará sobre composteira e Guilherme sobre horta urbana.

Ainda no sábado, a partir de 13h, palestrantes falarão sobre como funciona a movelaria com bambu, como reaproveitar retalhos, arquitetura de baixo impacto, permacultura urbana e energia solar. Das 18h às 20h, acontece um painel para tratar de políticas públicas para sustentabilidade.

Também no sábado, acontece o show “camarada matagal” no festival, de 17h à 19h. O grupo é de Cachoeiras de Macacu e tem um projeto de luthieria criativa com elementos naturais, madeiras sobres recicladas e peculiares como o bambu ou seja, incentivam e ensinam a construção de instrumentos.

Sábado e domingo, às 16h, tem apresentação do espetáculo Dona Sorte, em comemoração aos 10 anos da Companhia Arteira. A apresentação será no Teatro Sânia Cosmelli.

Também sábado e domingo, acontece a “mostra de humor” no Cadima Shopping. Exposição de cartuns, charges, quadrinhos e textos de humor. No sábado, das 15h às 19h, com caricaturas sendo feitas na hora e no domingo, às 16h “terapia da alegria” para adultos com Dil Márcio. As vagas são limitadas.

Dia 07, oficina com feltraram seca e molhada, no Urucum Sítio Vale de Luz, em Nova Friburgo. Com inicio às 10h com a facilitadora Nathalie D’arêde.

Poeticamente, artistas expressam através de suas artes as belezas e os encantos de Lumiar e São Pedro da Serra. A exposição “Interior – expressões poéticas”, está na Biblioteca Municipal – Maria Margarida Liguori, na Rua Farinha Filho, 50, no centro da cidade.

A exposição de artes visuais é um coletivo formado por seis artistas dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, fundamentada em pesquisas que vão desde linguagem pictórica expressionistas de Ana Segall.

Do contraste das cores e da visão poética e espiritual de André Bringuenti.

Da relação da obra com o espaço e fruidor, que se faz por maio de vergalhão, barbantes de espessuras diferentes, linhas de bordar e pigmentos onde a luz e objetos se tornam parceiros que contracenam ludicamente, nos trabalhos de Anita Fiszon.

Das cores, raízes, cascas de árvore encontradas da natureza e as informações capturadas pelo escultor Celson Bomfim, nas curvas das raízes quando buscam o interior da terra e dos materiais cristalinos que habitam no interior do solo e se revelam sob a luz.

Dos temas e motivos em torno do feminino, da paisagem, das cores tropicais e da tradição de tecelagem traduzidas pela artista Maria Mandala.

As técnicas mistas utilizadas nas pinturas em papel e outros suportes, de formas, cores e texturas presentes na exuberante paisagem natural de Lumiar e São Pedro da Serra, na linguagem expressionista abstrata de Marli Paes Leme. A exposição pode ser vista na segunda-feira, das 8h às 18h.

Deixe uma resposta