Confira as dicas da agenda cultural para o final de semana

A jornalista Scheila Santiago traz as dicas da agenda cultural para o seu final de semana.

Confira:

Hoje às 14h, na AOB Nova Friburgo, a comissão de cultura da Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ) terá um encontro para discutir a cultura na região serrana. O objetivo é ouvir todos os profissionais envolvidos para democratizar as políticas públicas culturais do Estado.

Hoje também, tem lançamento do livro “ Não fosse um repolho…” de Ana Beatriz Manier, com ilustrações de Leka, a partir das 18h, na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira, 25 – Centro.

A Colônia Alemã continua festejando seus 195 anos e às 17h na Usina Cultural Energisa tem cinema Alemão. Serão exibidos sete curtas metragens.

A abertura da temporada de montanhismo de Nova Friburgo será realizada neste sábado, no estacionamento de teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na praça do Suspiro. Às 15h, Guilherme Campos falará sobre “A compostagem doméstica como efeito catalisador para outra práticas sustentáveis”.

Também no sábado tem o espetáculo “Casar pra quê?”, um amor de comédia. Às 20h no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, com direção de Eri Johnson.

Na Praça Getúlio Vargas, a partir das 10h30, acontece a Feira da Gratidão. O evento é um novo conceito de compartilhamento de si, do que possui material e imaterialmente. Pode se doar algo ou nada, como pegar algo ou nada. Para doações materiais, podem ser as mais diversas possíveis, como comida, livros, desenhos, roupas, entre outros, desde que estejam em boas condições. Também são bem vindas doações imateriais como abraços, sorrisos, as mais diversas formas de arte, massagens, conversas, entre outros. A feira teve início em 2013 e foi inspirada, primeiramente, no movimento de feiras que iniciou em 2011 em Montevidéu – Uruguai.

No domingo, 26, às 15h, na Praça do Cônego, a compahia arteira apresenta nossa parte. O espetáculo apresenta “ Mitos Tupi-Guarani da criação” o ingresso é uma contribuição espontânea.

Também no domingo tem “ O pequeno príncipe”, às 16h no teatro Municipal Laércio Rangel ventura com a orquestra Petrobrás Sinfônica. O projeto é do mestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da orquestra Tim Rescala. A apresentação contará com a participação da soprano Michele Menezes. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do espetáculo. São 564 lugares, mas um ingresso por pessoa.

O segundo festival de esquetes de Nova Friburgo acontecerá de 5 a 7 de julho no teatro municipal Laércio Rangel Ventura. As incrições estão abertas até o dia 16 de julho. Outras informações no instagram e facebook FENF Nova Friburgo.

No dia 28 de maio, terça-feira, às 18h30, na Usina Cultural Energisa tem exibição do filme “ Boi neon” de Gabriel Mascaro, com direito a bate papo no final com Renata Spitz sobre teoria e linguagem cinematográfica. A exibição faz parte das ações estruturais de um polo de audiovisual. A usina cultural fica na praça Getúlio Vargas, 55 – Centro. O evento é gratuito.

No dia primeiro de junho, às 20h, Gustavo Macacko apresentará um apanhado de sua carreira musical no formato acústico em Lumiar na tribuna livre cultural. Os ingressos custam R$20. Ele apresentará canções de seus dois discos lançados, além de algumas músicas inéditas do novo álbum, humanifesta e faz homenagens aos conterrâneos capixabas Sergio Sampaio e Rubem Braga. Além de releituras que mapeiam dia infância nordestina.

Deixe uma resposta