SaúdeÚLTIMAS

Confira as mudanças na vacinação contra o HPV em Nova Friburgo; Imunização agora é em dose única e para público maior

Novidade foi anunciada pelo Governo Federal na semana passada e é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde

A vacina contra o HPV passará a ser aplicada em dose única já a partir deste mês. Publicada por meio de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, a decisão pela mudança tem como objetivo aumentar a adesão à imunização e ampliar a cobertura vacinal.

A vacinação é fundamental para intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus. 

O novo modelo de imunização substitui as duas aplicações que faziam parte do esquema vacinal adotado anteriormente e atende às recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo continua sendo meninas e meninos de 9 a 14 anos. O objetivo é protegê-los contra a doença antes da exposição ao vírus. 

O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina pessoas com até 45 anos.


A ministra Nísia Trindade, disse, recentemente, que no ano passado foram aplicadas 5,6 milhões de doses do imunizante, o maior número desde 2018. Um aumento de 42% no número de doses aplicadas em relação a 2022.

Segundo a ministra, a decisão de usar apenas uma dose de vacina foi baseada em estudos científicos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde.

O imunizante da vacina HPV continua o mesmo. Proteção para os tipos 6, 11, 16 e 18 (quadrivalente), tendo tido apenas reduzido o número de doses de aplicação para uma única dose.

Em Nova Friburgo, as vacinas contra o HPV estão sendo aplicadas em todas as salas para o público de nove a 19 anos com dose única.
A vacina contra HPV é oferecida de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, São Geraldo e Cordoeira.

Prevenção

O Ministério da Saúde recomenda a administração da vacina, que é distribuída de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham tomado a vacina; mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de nove a 45 anos.

Durante o anúncio da dose única da vacina contra o HPV, a ministra da Saúde afirmou que estados e municípios também foram orientados a fazer uma busca ativa dos jovens de até 19 anos que não receberam nenhuma dose do imunizante para atualizar a vacinação.

A doença

Uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais comuns, o Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que possui mais de 200 tipos. Dois deles são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, de acordo com o Ministério da Saúde.

Estimativas indicam que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de colo de útero no Brasil todos os anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *