Empresa de energia dá dicas de segurança e economia a respeito da iluminação de Natal

Dezembro é a época mais iluminada do ano, por causa do Natal. Com a proximidade das festas, os enfeites invadem residências, empresas e o comércio, de modo em geral. Porém, todas as luzes que compõem os elementos da decoração requerem cuidado especial por conta da ligação elétrica.

Em vista disso, a Energisa dá dicas de segurança e economia a respeito da iluminação de Natal, para evitar acidentes e o desperdício de energia.

Quando não são instaladas e utilizadas de forma correta, a iluminação pode oferecer riscos, já que a maior parte dos acidentes com eletricidade acontece por falta de informação, atenção ou pelo uso inadequado de materiais e ferramentas. Por conta disso, também é importante estar atento aos impactos do consumo de energia dessa decoração na conta de luz.

Para evitar acidentes e o desperdício de energia, a concessionária Energisa orienta como fazer a instalação da iluminação de Natal corretamente. O primeiro passo é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro. Outra consideração de extrema relevância é que os equipamentos elétricos não fiquem próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.

Além disso, outra questão importante é evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. Ressaltando que as orientações de segurança na instalação de adereços luminosos se aplicam também para áreas externas.

Em relação aos pisca-piscas, a sugestão é investir naqueles com lâmpadas de led, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, ecologicamente corretas.
A concessionária ainda compartilha as principais dicas, para que a decoração brilhe sem riscos neste Natal:

• Para não ocorrer sobrecarga de energia caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado.

• Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser altamente condutor de energia, esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental.

• Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Além disso, passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas aumenta o risco de acidentes.

• O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.

• Não se deve deixar que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

• Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.

Por Paola Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *