Entidades do comércio friburguense reivindicam abertura do comércio aos sábados na bandeira vermelha

A frente empresarial de Nova Friburgo está pressionando o Prefeito Renato Bravo para abertura do comércio de rua aos sábados na bandeira vermelha. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Bráulio Rezende, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, pedem uma postura do governo municipal para mudança no decreto nº 645 que autoriza os shoppings a abrirem, mas não possibilita o comércio de rua a funcionar durante a bandeira vermelha.

Em informe à imprensa, as entidades responsáveis pelo comércio friburguense afirmam que a medida imposta no decreto “fere o princípio da isonomia”. Bráulio, em conjunto com os colegas da representação comercial disse que conversou com Renato Bravo.

“Conversamos novamente com o prefeito para mostrar a ele que o decreto nº 645 imprime diferença entre lojas de rua e shoppings. Por que na bandeira vermelha as lojas podem abrir somente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e os shoppings podem funcionar nos sábados, das 10h às 22h? Lojas de rua e shoppings são comércio, igualmente” – disse Braulio.

Os presidentes da CDL e Acianf ficaram gratos ao prefeito pelo comércio ter sido aberto no último sábado, 8, para o Dia dos Pais, já que o setor comercial ficou prejudicado com o Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Bráulio, além de pedir alteração do decreto, ainda contou ao Prefeito que o setor gastronômico também está passando por situações complicadas com relação ao horário de funcionamento. Segundo o presidente da CDL, alguns restaurantes não abrem as portas tão cedo, sendo necessário estabelecer um novo horário para fechamento, às 23h.

“Os donos de restaurantes afirmam que muitos clientes chegam para jantar após o expediente, perto de 20h, e que não têm como retirá-los dos estabelecimentos. Levamos também essa reivindicação ao prefeito” – contou o presidente da CDL.

Vale lembrar que Nova Friburgo encontra-se na bandeira vermelha nesta semana.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *