Imposto de renda: governo federal estende prazo para entrega de declaração

O governo federal alterou nesta segunda, 12, o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda, o IR 2021. Agora, a data limite para enviar o documento irá até o dia 31 de maio.

Segundo o Ministério da Economia, a alteração na data é uma forma de suavizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

“A medida visa a proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.” – Afirma o documento divulgado pela equipe econômica.

Por causa da extensão do prazo, o contribuinte que desejar pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após essa data deverá pagar a 1ª cota por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), gerado pelo próprio programa.

Apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes enviar a declaração, mais rápido o cidadão receberá sua restituição de imposto de renda, quando for o caso.

Por Juan Victor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *