20°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEEconomiaGeral

Mutirão para renegociar dívidas com bancos começa em novembro; saiba como participar

  • novembro 1, 2024
  • 0

Iniciativa oferece condições especiais para negociação de dívidas bancárias

Mutirão para renegociar dívidas com bancos começa em novembro; saiba como participar

A partir desta sexta-feira, 1, e durante todo o mês de novembro, pessoas com dívidas em bancos e financeiras terão a chance de renegociar seus débitos através do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

A iniciativa, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons, busca oferecer condições especiais para que consumidores possam reorganizar suas finanças.

Na edição anterior, realizada em março, mais de 1,6 milhão de contratos foram renegociados.

A lista de bancos participantes pode ser consultada online na página oficial do mutirão, que estará ativo até 30 de novembro.

Os consumidores podem negociar diferentes tipos de dívidas, como no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito pessoal, desde que os débitos não estejam cobertos por garantias de bens e não tenham prescrito.

Entre as condições oferecidas pelos bancos estão o parcelamento facilitado, descontos no valor das dívidas e até juros mais baixos para refinanciamento, dependendo da política de crédito de cada instituição.

Publicidade
Publicidade
 

 

 

Publicidade
 

 

 

Quem pode participar

O mutirão é indicado para quem tem condições de pagar as dívidas com as novas condições, mas não é voltado para pessoas superendividadas – aquelas que não conseguem quitar suas dívidas sem comprometer sua própria subsistência ou a de sua família.

Para esses casos, a recomendação é procurar diretamente o Procon para auxílio.

Para acompanhar suas dívidas, o consumidor pode consultar o Registrato, sistema do Banco Central que permite verificar empréstimos e financiamentos em bancos e financeiras.

O acesso ao sistema exige uma conta no Gov.br, o portal de serviços digitais do governo federal.

As negociações podem ser realizadas diretamente com o banco ou financeira, pelos canais oficiais das instituições, ou através do Portal do Consumidor, que também exige uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro.

 

 

 

 

 

 
Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *