Na rede com Scheila: confira as dicas da agenda cultural

Final de semana chegando e quem traz as dicas da agenda cultural na rede é a jornalista Scheila Santiago.

Confira:

A aliança francesa de Nova Friburgo recebe a exposição de Cacau Rezende, “Diver” “Cidade”, de 22 de novembro a 20 de dezembro. A abertura será na sexta-feira agora, dia 22, as 19h da noite. A aliança fica na Rua Carlos Alberto Braune, 11, final da Rua Monte Líbano.

Sobre o artista, Cacau gosta de detalhes e pormenores, de tinta que escorre marcando um determinado momento, do arranhado que não se esconde, das aberturas que convidam a entrar, do cheiro da tinta, da textura, das linhas e das cores.

O livro “Revolução africana”, organizado por Jones Manoel e Gabriel Landi, será lançado nesta sexta-feira, 22, as 18h, no sindicato dos têxteis de Nova Friburgo, localizado na Rua Augusto Spinelli, 84, no Centro.Além do lançamento, haverá debate sobre a atualidade da luta contra o racismo no Brasil . Jones Manoel, um dos organizadores da obra, estará presente.

Também na sexta-feira, 22, as 18h, o cineclube Lumiar e a Tribuna Livre Cultural apresentam o filme “A estrada 47”, de Vicente Ferraz, com censura de 14 anos.

Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil era aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Na época, foram encaminhados mais de vinte e cinco mil soldados da FEB para combater os inimigos, representados pelo eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Quase todos de origem pobre e, em sua maioria, despreparados para o combate, os pracinhas tiveram que aprender na prática a lutar contra os nazifascistas e se manter vivos. a apresentação é do professor Ricardo Mansur.

Será realizada mais uma oficina de atuação com Tomás Braune, “o grau zero do corpo”, no sábado, dia 23, das 14h as 17h, na Usina Cultural Energisa, ali na Praça Getúlio Vargas, 55.

A inscrição pode ser garantida entrando em contato pelo telefone da Usina, 22 2102-2523. O valor da participação é de R$ 15,00.

O filme “O cientista”, de Zach Klein, será apresentado na Tribuna Livre Cultural, em parceria com o Cineclube Lumiar e Acalme Brasil, no domingo, 24, às 19h.

Quem não conseguiu assistir aos curtas-metragens produzidos por alunos de escolas de Nova Friburgo, no domingo passado, que faziam parte da programação do Fricine, o Festival Internacional de Cinema Socioambiental, poderá assistir na terça-feira, dia 26, às seis da tarde, com entrada franca.

A exibição será no teatro Sania Cosmelli, do colégio Nossa Senhora das Dores. O tema será “Eu e a terra que habito”.

Na quarta feira, 27, às 18h, na OAB de Nova Friburgo, será exibido o documentário “Eu, um outro”, que trata de uma experiência na justiça do trabalho. Em seguida haverá debate com a presença do desembargador Marcelo Augusto de Oliveira, o juiz do trabalho Roberto Fragale e a diretora do documentário Maiara Líbano.

O auditório da nona sessão da OAB/RJ – Nova Friburgo – fica na praça Getúlio Vargas, 89 – fundos, no centro da cidade.

Uma oficina dos sais aromáticos para banho terapêutico será realizado em Nova Friburgo no dia sete de dezembro, de uma às 17h. Os sais para banho promovem relaxamento e bem-estar. De elaboração simples, a partir da utilização de ervas medicinais em conjunto com óleos essenciais, pode ser usado na banheira, no chuveiro e como escalda-pés. Também pode ser uma opção de presente para quem gosta de fazer e oferecer algo personalizado e artesanal, tanto para natal como para o fim do ano.

A oficina acontecerá no Sítio Aruna, em Debossan, aqui em Nova Friburgo. Informações pelo whatsapp 22 9 99799162.

Deixe uma resposta