Na rede com Scheila; confira as dicas da agenda cultural

A agenda cultural de hoje começa com o festival cultural de Amparo. Até o domingo, a programação é extensa.

Amanhã tem a tenda cultural que funcionará a partir das 18h; no sábado, a festa começa as 14h e segue até um pouco mais da meia noite. No domingo, o festival cultural terá início às 13h e termina por volta das 21h.

A programação completa está disponível no facebook Amparo turismo rural.

Hoje, 11, as sete e meia da noite, na Usina Cultural Energisa, com entrada franca, “coração bobo” ou “como sobreviver a um amor bandido”. O espetáculo nasceu de uma pesquisa sobre o amor e como ele nos motiva e nos derruba, quando as coisas não saem como previstas. As dores de um desamor são tratadas com carinho e comicidade, de forma lírica e muito divertida. Espetáculo para família inteira, que faz rir às crianças enquanto os adultos podem refletir sobre a condição humana e o que buscamos ao amar.

O grupo cultura de samba, de Nova Friburgo, se apresenta amanhã às 20h30 no Deck Restô, com o tributo as damas do samba, e no dia 12, sábado, às 20h, no teatro popular de Rio das Ostras.

Dia 12 de outubro, às quatro da tarde, no Sesc de Nova Friburgo, e grátis, a companhia arteira apresenta o espetáculo “Dona sorte”.

No dia 13, também às 16h, e com entrada franca, este mesmo espetáculo será apresentado em Niterói, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Sábado, 12, tem lançamento de livro, mas no Espaço Ecoarte, em São Pedro da Serra, às 17h, Tupã no Mundo da lua, de Lourenço Marins. Entrada franca.

Domingo, 13, tem contação de histórias na Tribuna Livre Cultural, em Lumiar. Quem passará por lá será “belinha e sua malinha”. O evento está marcado para às 16h30. O evento contará com distribuição de brindes e pipoca, em seguida, como de costume, filme infantil sendo exibido no Cineclube Lumiar, também na Tribuna Livre Cultural, que fica em frente ao lago.

E o pão será a grande estrela do festival pão e sabores, que será realizado na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

O evento reunirá nomes da gastronomia mundial para uma série de palestras e oficinas gratuitas, além de concursos, feira com produtores artesanais locais e atrações musicais. Tatila krau e Pedro, por exemplo, se apresentam nesta sexta-feira às 20h.

Ação marca o dia mundial do pão comemorado em 16 de outubro. O evento é realizado pelo sindicato das indústrias de alimentação de Nova Friburgo, em parceria com sebrae/RJ e firjan.

Até o dia 30 deste mês, no Solar da Arte, no Cônego, tem exposições dos artistas Mario Moreira e Maria lila Caçador. O solar da arte funciona de segunda a sexta-feira, de uma da tarde às oito da noite; aos sábados, das 14h às 18h. O endereço é rua Dom João VI, 46.

E por falar em exposição, Lumiar em Aquarela, exposição permanente de fotografia, em homenagem a Lumiar, na Tribuna Livre Cultural, em frente ao lago. O espaço funciona de sábado a quinta-feira, de uma da tarde às sete da noite; às sextas-feiras, das dez da manhã à uma tarde e das duas da tarde às sete da noite. Telefone para contato – 22 99104-3381.

“Do jarro e os invisíveis” é o mais novo show do artista pernambucano multi-instrumentista Junior do Jarro, que traduz em sua personalidade a alegria e o fervor dos folguedos folclóricos de pernambuco, com muito bom humor. No dia 16 de outubro, próxima quarta-feira, às 19h, na Usina Cultural Energisa, praça getúlio vargas, 55 – centro, o artista fará uma única apresentação em Nova Friburgo, já que estará de passagem pela região serrana do estado do rio de janeiro.

A proposta do músico é levar aos palcos uma performance sonora onde, sozinho, toca todos, ou quase todos os instrumentos com que se identifica. O ingresso custa R$ 15,00.

Começou na quarta-feira, 09, no Restaurante da Terra a exposição fotográfica coletiva “Entre o céu e a terra” (olhares telúricos sobre Nova Friburgo). As fotografias dessa exposição foram impressas em dois conceitos: impressão fineart e papeis alfa celulose, para ilustrar os diferentes papeis, montagens e acabamentos que uma fotografia pode receber para realçar suas cores, detalhes, texturas e magnetismo, como obra de arte.

O espaço funciona de terça-feira a sábado, das onze e meia da amnhã às duas e meia da tarde. O endereço é rua augusto spinelli, 230 – centro de Nova Friburgo.

No dia 26 de outubro das 9h às 17h acontecerá outra oficina de perfumaria sensorial arquétipos e mitologia, tendo como facilitadora Jane Mattos. A proposta da oficina de perfumaria sensorial é a apresentação de uma paleta de aromas onde cada participante selecionará os que irão compor seu ‘elixir aromático’ de acordo com sua afinidade olfativa pelos óleos essenciais que serão experimentados, com breve histórico terapêutico fisiológico e emocional de cada elemento, e sua relação com arquétipos mitológicos grego-romano, africanos, egípcios, entre outros. Mais informações 22 99979-9162.

Deixe uma resposta