GeralÚLTIMAS

Projeto de incentivo ao plantio do lúpulo é debatido na Câmara

Nova Friburgo é destaque na produção de cerveja artesanal no estado. Ingrediente essencial na produção da cerveja pode trazer bons frutos à economia da cidade

Na tarde da última segunda-feira,19, a diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), junto a empresários do segmento cervejeiro local, estiveram no gabinete do presidente da Câmara Municipal, Vereador Max Bill, para tratar de assuntos relacionados à cadeia produtiva da cerveja artesanal, que é atividade pujante em nossa região.

A integração e a sinergia público-privada é de enorme importância para o desenvolvimento de pesquisas, ações de inovação, geração de soluções ou de geração de oportunidades ao mercado e de incentivo à ampliação do cultivo do lúpulo na região serrana do Rio.

Júlio Cordeiro iniciou a reunião, observando que Max Bill possui experiência concreta no segmento de cervejaria e por isso o grupo tomou a liberdade em articular a conversa e também relembrou como a cultura do lúpulo surgiu e se desenvolveu na região: “Em 2015, adquirimos equipamentos de cervejaria, e então notamos a dificuldade das cervejarias locais de se comprar lúpulo. Na ocasião, Paulo Cordeiro, que era médico veterinário,  realizou algumas pesquisas sobre o assunto e verificou que o lúpulo não era amplamente cultivado no Brasil devido principalmente ao clima tropical. Juntamente com a viveirista Teresa Yoshiko, iniciaram a experiência de cultivar o lúpulo no distrito de Amparo, em Nova Friburgo. No ano de 2016 foi de fato o início do plantio e desde então ampliou-se a produção. A partir daí, iniciou o processo de legalização e foi comprovado que a região serrana do Rio, pelo seu clima ameno a frio seria ideal para esse tipo de plantio.”

Júlio também trouxe para a pauta, o projeto de Incentivo ao Plantio do Lúpulo, capitaneado pela ACIANF: “Quando assumi a ACIANF em 2018, pudemos observar que esse projeto poderia trazer desenvolvimento a toda a cadeia produtiva cervejeira. Criamos o Projeto De Incentivo Ao Plantio Do Lúpulo, “Do Cultivo Ao Comércio”, no qual geramos as mudas e estudamos o solo, como também oferecemos toda a assistência técnica ao produtor. Atualmente já verificamos a busca do lúpulo pelo cervejeiro friburguense, mas ainda temos muito a avançar. Temos mais de 450 rótulos de cervejas produzidas em Friburgo e registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).”

Saiba mais sobre o Projeto Lúpulo ACIANF: https://acianf.com.br/ProjetosAcianf/ProjetodeIncentivoaoPlantiodeL%C3%BApulo

Gabriel Thuler, mestre cervejeiro da Alpendorf, entende que existe uma dificuldade ainda em utilizar o lúpulo local pelas cervejarias, devido a umidade do lúpulo fresco e também pelo grande volume gerado e citou que existe a possibilidade de utilizar a processadora da Cervejaria Petrópolis, que está localizada em Teresópolis, onde a ideia é unir os cervejeiros locais para agregar ao projeto e adquirir o lúpulo local.

Gabriel ainda salientou que iniciamos todo o processo de plantio juntos, mas o município de Teresópolis passou à frente e hoje se tornou a capital nacional do lúpulo.

Os cervejeiros presentes destacaram que existe uma legislação, criada por Max Bill, de incentivo aos restaurantes nas vendas de cervejas locais e também às indústrias do segmento que revertem as vendas em isenção de IPTU e Taxa de Alvará. Porém as cervejarias locais ainda não tiveram acesso, devido à burocracia e a falta de informação entre as secretarias.

Na ocasião levantou-se a possibilidade de um tipo de incentivo à pessoa física, que adquire cerveja e recebe a nota fiscal. Sugerido também que o friburguense receba descontos no momento de compra.

Júlio Cordeiro ponderou: “Observamos a boa vontade dos poderes legislativo e executivo, mas precisamos ajustar os gargalos.”

Max Bill se colocou favorável ao projeto e aos incentivos. E ficou à disposição para unir forças ao poder executivo para que o projeto cresça e coloque Nova Friburgo em evidência no Mercado cervejeiro: “O potencial do projeto para a cidade é enorme, tanto para a atividade turística, quanto para a economia de modo geral.”

Max Bill concluiu que outro ponto importante é colocar em prática o projeto do espaço cervejeiro no local de eventos da Praça do Suspiro.

Júlio Cordeiro garantiu que o prefeito Johnny Maycon já está ciente do projeto e ações planejadas, e é amigável a ideia de inscrição em edital para incentivar as cervejarias locais.

Gabriel Thuler concluiu: “Estamos aqui para estruturar. Precisamos fortalecer a cultura e qualificar os produtores.”

Fizeram parte da reunião o Vereador Max Bill – presidente da Câmara – Júlio Cordeiro, presidente da ACIANF, Yuri Guimarães Bezerra – procurador da Câmara, Bernardo Botelho – vice presidente de finanças da ACIANF, Flávio Stern – vice presidente de Turismo e Cultura da ACIANF, Alexandre Jacintho – vice presidente de Agronegócios da ACIANF, Roosevelt Concy, – diretor executivo da ACIANF e presidente do NFCC, Gabriel Thuler, representante da Cervejaria Alpendorf, Marcelo Cruz, representante da Cervejaria Alpendorf, Karoline Correa – representante da Cervejaria Barão, Monique Almeida, representante da Brew Preta, Thiago Schott, representante do SEBRAE, Gabriel Violento, engenheiro agrônomo da ACIANF, Anne Marjie – supervisora de comunicação da ACIANF e Rafael Toledo – representante do Polo Gastronômico e Cervejeiro.

O próximo passo é realizar esse encontro com o poder executivo, secretarias envolvidas e avançar as ideias aqui colocadas.

Por : ACIANF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *