CidadeDESTAQUE

Nova Friburgo tem 27 casos suspeitos de histoplasmose

Foram registrados nos últimos dias em Nova Friburgo alguns casos de histoplasmose, uma micose sistêmica causada pela inalação de um fungo, o que causa tosse seca, perda de peso, dores no peito, febre e calafrios. De acordo com a prefeitura, todos os pacientes que apresentaram sintomas até o momento realizaram a limpeza de um mesmo local.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, informa que realiza desde a última semana estudos para entender o ocorrido. Na última quinta-feira, 13, foram mobilizadas equipes para coleta de amostras do fungo e no dia seguinte foi feita a interdição do local e inutilização das caixas d´água.

Foi realizada também a definição dos casos suspeitos e o fluxo de transferência para os pacientes que necessitam de internação. Para aqueles que apresentarem sintomas, devem recorrer inicialmente à Unidade Básica de Saúde do Suspiro, pois no caso da necessidade de internação, eles têm instruções sobre os encaminhamentos que devem ser feitos.

Foram registradas até o momento 27 pessoas com suspeita da histoplasmose, todas devidamente orientadas. Os Agentes de Combate às Endemias estão fazendo trabalho de conscientização e busca ativa de possíveis outros casos no município.

Lembrando também que a doença não é contagiosa de pessoa para pessoa. É possível contrair a histoplasmose apenas através da inalação do fungo da Histoplasma capsulatum que está normalmente presente em locais como: grutas, cavernas, pombais, galinheiros, tocos de árvore, poleiros, telhados e construções antigas. Pessoas que trabalham na construção civil, controle de pragas, agricultores, criação de aves, paisagistas e jardinagem devem ficar atentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *