PolíticaÚLTIMAS

Oposição pede cassação do Deputado Federal Glauber Braga, do PSOL, após chutes e empurrões em militante do MBL

Pelo menos dois pedidos serão protocolados no Conselho de Ética, do PL, e pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP); Glauber diz ter sido provocado e que não se arrepende

Na última terça-feira, dia 16, um incidente no Congresso Nacional envolvendo o Deputado Federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e Gabriel Costenaro, um ativista político vinculado ao Movimento Brasil Livre (MBL). Na ocasião, Glauber agrediu Costenaro fisicamente dentro das instalações do Congresso. A confusão ocorreu após uma audiência sobre a regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo.

Testemunhas que acompanhavam Costenaro registraram a agressão, que foi compartilhada nas redes sociais. No vídeo, o parlamentar acusa Gabriel de insultar a mãe de um militante do PSOL e na sequência, empurra e chuta o membro do MBL para fora do prédio.

Após ser levado para fora do local, Glauber continuou a agredir Costenaro, aparentemente, com o intuito de impedir o seu retorno. Durante as agressões, alguns aliados de Braga tentaram contê-lo, mas sem sucesso. Gabriel não ofereceu resistência às agressões.

Em suas redes sociais, Gabriel Costenaro publicou um vídeo falando sobre o episódio:

Já o MBL compartilhou diversas publicações de membros e personalidades da direita com críticas a Glauber. O coordenador nacional do grupo, Renan Santos, disse que o deputado “provocou, cercou e atacou” Costenaro.

Temos imagens de absolutamente tudo. Glauber provocou, cercou e atacou. As Imagens são vexatórias para o deputado. Parecia um idiota”, disse Santos.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) comentou sobre o incidente, denunciando a atitude de Braga como covarde, ao compartilhar o vídeo da agressão nas redes sociais.

Um outro vídeo mostra Glauber discutindo também com Kim Kataguiri, que tentava defender Costenaro. Glauber acusou Kataguiri de “defensor do nazismo”, gerando ainda mais confusão. Kataguiri afirmou que vai processar Braga por difamação e ambos precisaram ser contidos por aliados e seguranças.

Em uma publicação em suas redes sociais, após o ocorrido, Glauber não se mostrou arrependido

Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a quinta provocação dele. Na quarta vez, ele ameaçou a mãe de um militante nosso, com mais de 70 anos, dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra fascista de MBL!”

Deputado Kim Kataguiri (União-SP) pedirá a cassação de Glauber por chutes em membro do MBL: “Covarde”

Deputado Kim Kataguiri presta esclarecimento sobre agressões feitas pelo deputado Glauber Braga 1

O deputado Kim Kataguiri ainda afirmou, em coletiva de imprensa, que pedirá a cassação do deputado Glauber Braga por agressão. 

Kim classificou o caso como “covardia”. Ele afirmou que entrará com uma representação junto ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara por quebra de decoro. Ele também disse que acionará a Justiça.

Vamos ingressar hoje não apenas com um processo judical para que ele responda pelo o que disse, mas também com uma representação no Conselho de Ética pedindo a cassação do deputado. É inaceitável que um deputado bata em uma pessoa porque discorda ideologicamente dela. Todos me conhecem nessa casa, sabem que não sou de bater boca. O deputado Glauber partiu para cima de mim em uma atitude absolutamente covarde. Se, aqui na Câmara, qualquer divergência que a gente tiver começar a partir para cima do outro, isso aqui vai virar um ninho”, disse Kim.

O líder da oposição na Câmara, Filipe Barros (PL-PR), também participou da coletiva e repudiou o ataque de Glauber. “A liderança da oposição irá apoiar todos os pedidos de cassação que esse episódio irá ocasionar. Dentre eles o PL, que já se pronunciou no mesmo sentido“, afirmou.

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em suas redes sociais, já havia manifestado que seu partido pediria a cassação do parlamentar do Psol.

Quem é Gabriel Costenaro:

Gabriel Costenaro de Sousa é um cidadão do Rio de Janeiro,filiado ao Movimento Brasil Livre (MBL), surgido em 2014 durante as manifestações pelo preço das passagens em São Paulo, que culminaram na cassação da ex-presidenta Dilma Rouseff. Ele tem um canal no Youtube com mais de 290 mil inscritos, onde já publicou diversos vídeos com críticas a esquerda brasileira e questionamentos aos seus opositores. Além do mais, ele compareceu a algumas passeatas que o deputado Glauber realiza às segundas-feiras na capital fluminense. Nessas ocasiões, Costenaro foi agredido verbalmente diversas vezes e retrucou. Seu perfil no Instagram totaliza quase 530 mil seguidores e a notoriedade que Gabriel vem ganhando o faz ter aspirações políticas. Nesse sentido, ele é um pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro. Ele ainda responde a quatro processos, segundo o JusBrasil. Um deles, inclusive, foi levantado durante a discussão entre Glauber e Costenaro. O deputado afirmou que se tratava de violência doméstica contra a ex-companheira, enquanto o youtuber, por sua vez, garantiu se tratar de uma difamação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *