Praça Getúlio Vargas: Projeto de revitalização começa a ser discutido na próxima semana

Foi marcada para a próxima segunda-feira, 09, a primeira das duas audiências públicas que vão tratar das ações de revitalização da Praça Getúlio Vargas, situada no centro de Nova Friburgo. O encontro é uma das atividades previstas no Termo de Ajustamento de Conduta 002/2015, popularmente conhecido como o “TAC da Praça”. A reunião vai acontecer a partir das 19h, será aberta ao público e acontecerá na Câmara Municipal.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o número de pessoas que irão poder participar da audiência foi reduzido em 50%, o que equivale a aproximadamente 70 pessoas, incluindo convidados e a população friburguense. Vale ressaltar que a entrada de populares será respeitada por ordem de chegada. O uso de máscaras é obrigatório.

Muitos órgãos e entidades foram convidados para enviarem representantes e acompanharem as audiências. São eles: Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Ministério Publico Federal, 9ª Subseção da OAB/RJ, Grupo SOS Praça e feirantes que atuam na Praça Getúlio Vargas, entre outras.

Nesta primeira audiência, será apresentado o projeto preliminar e conceitual da revisão e atualização do Projeto Technische, que foi elaborado há 6 anos. Ainda está prevista a apresentação do projeto de prospecção e resgate arqueológico e apresentação do laudo fitossanitário realizado em todos os indivíduos arbóreos da Praça pela Fundação de Apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro – UFRRJ.

A segunda e última audiência pública sobre o TAC da Praça está marcada para o dia 23 de novembro, daqui a duas semanas. Nesta, o projeto consolidado será apresentado, com base em atualizações propostas no primeiro encontro, da próxima segunda-feira.

Nos últimos anos, a praça Getúlio Vargas vem sendo alvo de manifestações populares de proporção nacional, principalmente por conta do corte dos eucaliptos centenários. Agora, a história da praça, projetada pelo engenheiro Auguste Glaziou ganha mais um capítulo. Portanto, o tema é sensível e de interesse de grande parte da população friburguense.

Imagem: (Reprodução/João Luccas Oliveira)

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *