CidadeSaúdeÚLTIMAS

Profissionais de enfermagem de Nova Friburgo protestam por melhores condições de trabalho e pagamento do piso da categoria

Profissionais da enfermagem de Nova Friburgo realizaram na tarde do último sábado, 21, mais um um protesto reivindicando direitos e melhores condições de trabalho no Hospital Municipal Raul Sertã. Os auxiliares, técnicos e enfermeiros se concentraram na Praça Dermeval Barbosa Moreira e seguiram em caminhada pelas principais vias da cidade.

Entre os pedidos, estavam o pagamento do piso nacional da enfermagem para os profissionais que ainda não tiveram acesso à verba e melhorias nas condições de trabalho na principal emergência da Região, o Raul Sertã. Na semana passada, a categoria enviou uma carta aberta à população em que relatava falta de materiais e até medicamentos dentro da unidade.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que “desde o início do atual governo, um dos principais objetivos da gestão foi abastecer o Hospital Municipal Raul Sertã com medicamentos e itens essenciais para o cuidado da população friburguense e de toda a região, visto que a unidade é porta aberta”. 

Sobre a denúncia de falta de medicamentos, o governo municipal disse que em grande parte dos itens não há faltas, mas aqueles que não se encontram no estoque da unidade, estão sendo substituídos por itens correspondentes. Já com relação ao piso da enfermagem, o município afirmou que “fez e está fazendo a sua parte, enviando a tabela ao Ministério da Saúde, que é o responsável pela depuração dos dados e o envio da verba. Agora, para o próximo mês, a Prefeitura aguarda o envio da nova tabela e também da verba, na expectativa de sanar aqueles que o sistema ainda detecta com irregularidade”.

A Secretaria Municipal de Saúde reiterou a importância da classe da enfermagem dentro do fluxo do SUS e reforçou que Nova Friburgo foi o primeiro município da Região Serrana a efetuar o pagamento do complemento do piso salarial. A pasta ainda disse estar aberta ao diálogo com os profissionais visando resolver qualquer tipo de situação e negou a acusação de perseguição – “é totalmente inverdade e vai contra os valores dos gestores e do Governo Municipal” – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *