Reunião discute importância da biometria eleitoral no município

Na manhã de ontem, 07, a Desembargadora Eleitoral, Glória Heloiza Lima da Silva, esteve em Nova Friburgo para discutir a importância da biometria eleitoral no município e região. A reunião contou com diversas autoridades e abordou tópicos que buscam fortalecer o processo de eleição e o exercício de cidadania.

Nova Friburgo ainda não se encontra na lista de municípios em que o método biométrico é obrigatório na hora de votar, porém a meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar todos os eleitores brasileiros até 2022.

De acordo com dados do TSE, 42,90% do eleitorado friburguense realizou o cadastro, o que pode gerar alguns problemas no futuro para quem ainda não se adaptou a nova tecnologia. Segundo Glória Heloiza “você não pode participar de um concurso público, nem tomar posse de um cargo público, tirar o passaporte. Você perde benefícios como a bolsa família. E tudo isso porque, quando expira o prazo estabelecido pelo TSE (…), você perde o título de eleitor.”

Desembargadora eleitoral, Glória Heloiza Lima da Silva.

Pensando no futuro da sociedade, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu investir em dois programas que aproximam as crianças e os adolescentes das questões eleitorais: o “TRE vai à Escola” e o “Eleitor do Futuro”.

“O objetivo do TSE através desses programas (…) é implementar a conscientização política dos nossos pequenos, que serão, na realidade, os eleitores do futuro, os adultos (do futuro) e constituirão as suas famílias e, efetivamente, serão os agentes transformadores da nossa sociedade.” – afirma a desembargadora.

Com um ano para as eleições municipais, é importante a conscientização sobre exercer a democracia através do voto. Por isso, quem ainda não passou pelo recadastramento biométrico pode procurar o cartório eleitoral para realizar o procedimento.

Algumas pessoas já tiveram seus dados enviados pelo Departamento de Trânsito (Detran), porém é possível consultar a situação biométrica de seu título. Para isso, basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, na aba “Eleitor – Situação do Título”.

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta