Semana Nacional do Trânsito busca conscientizar população

Durante os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito é lembrada por todo o país. Com o objetivo de conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres, essa iniciativa faz parte de uma campanha com atividades durante todo o ano.

De acordo com o “Dossiê Trânsito”, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), em média, 81 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito por dia, no estado em 2018.

Entre atropelamentos e colisões, o número de óbitos chegou a 1.957 e o de vítimas lesionadas foi de 27.520, sendo essa última, a segunda menor taxa de toda a história do Rio de Janeiro. As ocorrências estão relacionadas, em sua maioria, a questões de imprudência e o trabalho de conscientização é essencial para lidar com essa questão.

“A base, na verdade, é o respeito. Como internalizar e consolidar o respeito na mente, na sociedade? Tudo isso vai trabalhar a questão da educação. Cursos especializados, o próprio processo de formação do motorista, que prevê todo o ensinamento,(…) desde o início do Código de Trânsito Brasileiro.” – Diz o instrutor do SEST SENAT, Ian Nascimento.

Foto: SEST SENAT

Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, o sentido é a vida”. E pensando nisso, o sistema Sest Senat, que trabalha com o serviço social e de aprendizagem deste setor, vem promovendo ações pela cidade e região, como visitas nas empresas voltadas ao transporte e terminais rodoviários. O objetivo é chamar atenção de trabalhadores da área e usuários.

É válido lembrar que o trânsito é compartilhado por todos, por isso o segredo para um tráfego mais seguro é a empatia, como afirma Ian.

“Na Semana Nacional de Trânsito, no SEST SENAT, por exemplo, a gente está trabalhando com o tema principal: a empatia (…). Uma vez que um cidadão, um motorista, um ciclista tem essa capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, entendendo os problemas dela, fica muito mais fácil de compreender o comportamento das pessoas no trânsito.”

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta