Com três galerias, teatro/auditório e um Café, atualmente a Usina Cultural também abriga a Escola de Música da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense. Espaço vai entrar em reforma e reabre em outubro com uma série de ações.
A Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, apresentou uma programação recheada no primeiro semestre deste ano com iniciativas que visam democratizar o acesso aos bens culturais e incentivar produtores da economia criativa.
Até junho, a Usina recebeu um público de mais de 20 mil pessoas em 139 dias ocupados, 128 atividades multilinguagem, com espetáculos de música, teatro, dança, feiras literárias e de artesanato, exposições de artes visuais, lançamentos de livros, mostras de cinema e de animação, oficinas de gestão cultural, cursos livres de artes diversas entre outros.
“Esses números mostram o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor e fortalecimento da cultura local. As diversas iniciativas desenvolvidas ao longo dos anos aqui em Nova Friburgo transformaram a Usina Cultural em um ambiente expressivo e único que hoje é reconhecido como um dos principais centros culturais da região e do Estado do Rio de Janeiro. E vamos seguir em frente, promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Com três galerias, teatro/auditório e um Café, atualmente a Usina Cultural também abriga a Escola de Música da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense. Para manter o local preservado para realização das atividades, a partir desta segunda-feira, 19 de agosto, a Usina Cultural vai passar por uma ampla reforma, e por isso, ficará fechada por dois meses. A reforma abrange obras estruturais em todos os espaços internos e externos.
Uma novidade: em breve será aberto um edital para selecionar artistas locais para criar um trabalho para compor o muro externo da Usina, que por anos foi estampado pelo trabalho do artista plástico Derlon.
E a reabertura já tem projetos selecionados. Na 3ª chamada pública para uso de ocupação do espaço, o edital selecionou 11 para ocupar de forma temporária a Usina Cultural Energisa. São eles:
1. Atelier Aberto | Artes Visuais
2. Coletivo Mantra Popular Brasileiro | Música
3. Encontro Região Serrana Rede Fitovida | Outros
4. Exposição Estranhamento – águas que passam, rastros que ficam | Artes Visuais
5. Histórias e Cantos para a Escuta de Si | Artes Visuais e outros
6. Karaoqueer na Usina Cultural de Nova Friburgo | Música
7. Mata Brasilis | Música
8. Oficina “A arte de ouvir e contar histórias” | Literatura
9. Projeto Imagens interiores | Artes Cênicas
10. Projeto TransformArte Resíduos Têxteis | Artes Visuais
11. Workshop Usina Forró | Arte Cênicas
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Para quem tem interesse em se apresentar na Usina, o Instituto Energisa segue aberto para o recebimento de projetos de ocupação gratuita dos seus espaços. Artistas e produtores podem enviar suas propostas a qualquer momento, com resultados de seleção sendo divulgados a cada trimestre. O edital e o formulário estão disponíveis no final desta página.
Para mais informações sobre a programação completa da Usina Cultural, siga a página do @institutoenergisa
Edital de seleção de ocupação gratuita dos centros culturais 2024
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é um ambiente dinâmico e dedicado à produção de conteúdo informativo de qualidade para a comunidade local. A equipe de jornalistas trabalha com empenho para apurar, redigir e apresentar notícias que sejam relevantes para os moradores da cidade e região. Com um compromisso ético e imparcial, o time se destaca pela agilidade na cobertura dos acontecimentos, sejam eles relacionados a política, economia, cultura ou acontecimentos cotidianos. A redação também é conhecida por seu uso eficiente das mídias digitais, levando a informação ao público de maneira rápida e acessível.