Foi lançada na última semana pelo governo federal uma nova ferramenta que promete usar a tecnologia a favor da população quando o assunto for a prevenção de desastres. O novo canal de informação é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Google, visando aumentar o alcance dos alertas que permitem que as pessoas tenham tempo para se proteger em caso de risco de catástrofes naturais.
O aviso vai acontecer sempre que a pessoa fizer uma pesquisa no Google que esteja relacionada a desastres naturais ou que utilize palavras-chaves sobre o tema. O internauta receberá alertas através da plataforma, além de informações sobre possíveis áreas afetadas, o que também vai acontecer quando o usuário utilizar o Google Maps em uma área de risco.
No caso de pesquisa sobre uma área que está com risco de ocorrência de deslizamento, por exemplo, aparecerá o alerta sobre o risco desse desastre natural, o período de ocorrência e dicas de segurança elaboradas pela Defesa Civil. Além disso, ainda haverá um link para conferir a fonte das informações oficiais no site do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
O próprio Google já emitia alertas sobre alagamentos e inundações desde 2015 e, agora, com a união com o governo federal, foram incluídos mais sete novos tipos de alertas: enxurrada, deslizamento de solo, incêndio florestal, vendaval, granizo, chuva intensa e rompimento de barragem.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.