O Conselho Municipal de Saúde de Nova Friburgo divulgou uma nota que traz o posicionamento acerca da nova onda de Covid-19 na cidade. No documento, que também é intitulado como um “alerta ao prefeito”, o protesto expõe não estar de acordo com a forma como está sendo conduzida a situação de agravamento da da doença no município.
Em um dos trechos, o documento afirma que “por mais que as informações trazidas por parte deste governo sejam positivas, não é o que nosso relatório de fiscalização aponta na direção da realidade atual.” O conselho também cita a falta de um decreto que retorne o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados e que proíba, momentaneamente, os eventos que têm sido promovidos, que estariam “estimulando uma aglomeração” a população, além do descuido com a proteção dos profissionais da saúde, neste momento.
Por fim, a entidade ainda deixa algumas recomendações ao município, sendo: a suspensão imediata dos eventos, a compra emergencial de EPI´s de qualidade para os profissionais da saúde, a implementação imediata da classificação de risco que trará medidas mais restritivas e, por fim, a publicação do decreto que torne obrigatório o uso de máscaras em locais fechados, principalmente transporte público e as escolas.
Questionada sobre os apontamentos feitos na nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, disse ter recebido um e-mail do Conselho Municipal de Saúde, entretanto sem assinatura. A pasta ainda ressaltou que a presente gestão da pasta trabalha com documentos devidamente protocolados e/ou identificados digitalmente.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.