Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que o número de pessoas consideradas pobres na região serrana cresceu nos últimos anos. O levantamento leva em conta a renda per capita das famílias brasileiras, sendo consideradas no “mapa da pobreza”, as pessoas que sobrevivem com R$ 497,00 por mês.
No Brasil, já são mais de 62 milhões de pessoas nesta situação, o que corresponde a quase 30% da população. Os estados com pessoas mais pobres são os do nordeste, que têm índices até maiores do que a média nacional.
Outro dado que chamou a atenção, foi no aumento das pessoas consideradas pobres na região serrana nos últimos 10 anos. Naquela época, a média era de pouco mais de 19%, que foi reduzida a 15,49% entre 2018 e 2019, e agora subiu novamente para um patamar de 20,18%. Já a média do estado do Rio de Janeiro é saltou de 19,8% em 2012 para 22,81% em 2021
Segundo o estudo, foi agravado pela pandemia da Covid-19, que acentuou ainda mais as desigualdades no país.
Foto: Reprodução/Freepik
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.