Foi divulgado nesta quinta-feira, 23, um balanço da realização do Carnaval 2023 em Nova Friburgo. Entre os destaques estão as altas taxas de empregos, sendo gerados pelas escolas de samba e outros setores, além dos marcos na ocupação da rede hoteleira.
Segundo informações, somente nas 38 barracas de venda de bebidas e alimentos, 160 pessoas trabalharam, movimentando mais de R$ 1,5 milhão, uma média de R$ 40 mil por barraca.
Os desfiles das escolas de samba, atração principal da folia friburguense, também ajudaram a gerar empregos. Mais de 2.700 pessoas trabalharam na cadeia de produção que envolve a confecção, montagem e realização do evento por parte das oito agremiações do Grupo A e Grupo Especial da cidade.
Além dos friburguenses que trabalharam ou se divertiram durante o evento, o folião que veio de fora também ajudou a inflar os números da festa. Nos seis dias de folia, o Sindicato do Turismo de Nova Friburgo registrou uma ocupação na rede hoteleira que chegou a 90%, reforçando a grandeza e relevância do Carnaval friburguense.
Outro ponto que também atraiu o público foi a tranquilidade de Nova Friburgo, a cidade tem o segundo melhor índice de segurança pública do estado, e isso também se refletiu na folia. Não foram registradas ocorrências graves nem grandes tumultos nos locais de festa. De acordo com a Polícia Civil, os únicos registros foram de perda de documentos e furtos de celulares.
Em contrapartida, os números de violência contra a mulher dispararam. Foram 28 casos em menos de uma semana, confira aqui um balanço das ocorrências.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.