Aconteceu na última quarta-feira (12), no Palácio Guanabara, sede do governo atual, uma reunião do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, o objetivo foi debater a atuação e prevenção no combate a situações de violência nas escolas do estado. Através disso será possível a criação de projetos, treinamentos e diversas atividades que previnam qualquer situação de violência nas instituições de ensino.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, Roberta Barreto e presidente do comitê falou sobre a importância do estado em ampliar uma força-tarefa que traga novas medidas e ações. Uma, por exemplo, seria uma criação da Polícia Civil de titulação para ocorrências referentes à violência escolar.
A Polícia Militar sugeriu a criação de um aplicativo ‘Rede Escola’, que já está em fase de ampliação e solicitou reforço da patrulha escolar.
Já a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) tem atuado em parceria com as plataformas digitais. Através dessa ação será possível ter mais controle sobre perfis que incitam a violência em escolas nas redes sociais.
Na reunião ainda foi debatida a importância da presença de profissionais da área da saúde para acompanhamento psiquiátrico tanto de alunos quanto professores da rede de ensino.
Por Victor Borges
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.