16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
Blog

Dengue em Nova Friburgo: sobe para 364 o número de casos na cidade, um crescimento de 127 positivados em uma semana

  • fevereiro 28, 2024
  • 0

BOLETIM EMITIDO NA TERÇA, 27 796 notificados 364 positivos 432 negativos Fonte: Sinan/net (base local)  Dados sujeitos à revisão  Atualizado em 27/02/2024 (período de 01/01/2024 a 27/02/2024) ÚLTIMOS

Share:
Dengue em Nova Friburgo: sobe para 364 o número de casos na cidade, um crescimento de 127 positivados em uma semana

BOLETIM EMITIDO NA TERÇA, 27

796 notificados

364 positivos

432 negativos

Fonte: Sinan/net (base local) 

Dados sujeitos à revisão 

Atualizado em 27/02/2024 (período de 01/01/2024 a 27/02/2024)

ÚLTIMOS BOLETINS

Até a última sexta,16, eram 153 casos em janeiro e 27 em fevereiro. Na terça, 20, segundo o boletim atualizado emitido pela Secretaria de Saúde, a cidade já registrava 237 notificações de Dengue. Nesta última terça, 27, segundo o boletim mais recente já são 364 casos confirmados: um aumento de mais de 100 em uma semana.

A secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou ainda que segue monitorando o cenário epidemiológico na cidade e diante do quadro atual, os indicadores não alcançam parâmetro para classificação de surto, nem mesmo de baixa incidência segundo a pasta

COMITÊ MUNICIPAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONTRA O AEDES AEGYPTI

Como medida de prevenção o comitê de mobilização da Dengue foi reativado pelo município e em uma reunião realizada na última quinta, 15, foi definido um roteiro de combate ao mosquito, que percorrerá diversos locais observados como pontos críticos no município.

A primeira localidade atendida, dia 22, foi o prédio do antigo Serviço de Assistência Social Evangélica (SASE), em Olaria, que é um criadouro em potencial do mosquito transmissor da doença.

Na manhã da última segunda-feira, 26, no Casarão Histórico da rua Augusto Spinelli teve início mais uma ação de enfrentamento à dengue e combate á proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunha.

Os agentes realizaram a vistoria do espaço, aplicaram larvicidas e inseticidas e observaram os pontos que devem continuar a inspeção cuidadosa para prevenir a doença. 

A segunda etapa de vistoria e ação no Casarão da Augusto Spinelli, será traçada pelo Comitê de Combate à Dengue. Além disso, vale destacar que  outras localidades já receberam a visita da equipe de Combate às Endemias, que estão seguindo um cronograma de vistorias para outros atendimentos na cidade. 

O Comitê contra o Aedes Aegypti foi constituído por meio da Portaria Municipal Nº 188/2024, e publicada em edição extra do Diário Oficial Eletrônico no dia 8 de fevereiro. O objetivo é articular ações que envolvam todo o Município no controle do vetor que transmite a doença. O Comitê é presidido pelo secretário de Saúde, Gabriel Costa Wenderroschy, e possui representantes das secretarias de Gabinete, Governo, Serviços Públicos, Obras, Defesa Civil, e Subsecretaria de Vigilância em Saúde como membros.

LOCAIS DE TESTAGEM

Quem tiver com sintomas, pode procurar dois pontos de testagem: no hospital municipal Raul Sertã, no Centro.

O atendimento é 24h e os exames são feitos independente do período de aparecimento dos sintomas.

Na UPA de Conselheiro Paulino, o atendimento também é 24 horas e também pode ser feito em todos os dias da semana. Contudo, pra fazer o exame lá é necessário apresentar os sintomas entre três e cinco dias.

Se você tiver com febre alta, dores musculares, dor ao movimentar os olhos, manchas vermelhas no corpo, não perca tempo e procure imediatamente uma unidade de saúde.

FAÇA A SUA PARTE E DENUNCIE

O trabalho de conscientização visa alertar a população que o principal instrumento para combater o mosquito depende da conscientização da população, evitando que o mosquito se desenvolva, ou seja, eliminando os focos de larvas. 

Para fazer pedidos de vistoria ou denúncia de possíveis focos do mosquito, basta procurar a sede da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada na rua Augusto Cardoso, n° 62, Centro, ou através do telefone (22) 2543-6293. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *