Para realizar a consulta da restituição, o contribuinte deve informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024) no site: restituicao.receita.fazenda.gov.br.
A consulta também pode ser feita através do aplicativo para tablets e smartphones.
O pagamento da restituição será creditado na conta bancária indicada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ser feito diretamente ou por meio de chave Pix. Se o crédito não for efetuado, como no caso de uma conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Assim que a consulta estiver liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguido da opção “Consultar a Restituição”.
A página oferece orientações e canais de atendimento, possibilitando uma consulta simplificada ou detalhada sobre a situação da declaração, acessando o extrato de processamento no e-CAC. Caso haja pendências, o contribuinte pode corrigir a declaração.
Adicionalmente, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite acessar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e verificar a situação cadastral de um CPF.