A concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio das secretarias de Educação e Cultura, realizou, no dia 7 de junho, a cerimônia de premiação da 12ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água, com a entrega de prêmios aos vencedores. O evento aconteceu no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura e reuniu estudantes, professores e autoridades.
Na abertura da cerimônia, a atriz e compositora Tuine apresentou o espetáculo “Águas que voam”, contagiando a plateia com uma contação de histórias e músicas que reforçam a relação do ser humano com a natureza e as urgências do momento. Em seguida, foram anunciados os vencedores da edição, que receberam como prêmios smartphones, leitores digitais, caixas de som, microfones e kits com brindes da concessionária. Ao todo, 26 participantes foram premiados.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
A diretora da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, esteve presente no evento e destacou a importância do projeto, que já faz parte do calendário de atividades do município e envolve cerca de oito mil estudantes e aproximadamente 400 educadores.
“Em mais de dez anos de trabalho, é possível assegurar que o Amigos da Água desempenha uma função significativa no fortalecimento da cultura de proteção e preservação do meio ambiente. As crianças envolvidas no projeto são disseminadoras dos conceitos de sustentabilidade em suas famílias e comunidades, contribuindo dessa maneira para ampliar o conhecimento e aplicação práticas mais sustentáveis no dia a dia”.
O prefeito de Nova Friburgo, Jhonny Maycon, participou da entrega dos prêmios e comemorou mais uma edição de sucesso.
“Estamos deixando um legado na cidade com o projeto, educando novos cidadãos que compreendem a importância de preservar o meio ambiente e usar a água de forma consciente. Nós, como governo, somos gratos por iniciativas como o Amigos da Água e outras desenvolvidas pela concessionária”.
Neste ano, além das turmas de 1º a 5º ano, alunos do projeto Superando Índices Garantindo Aprendizagem (SIGA) também foram inseridos no concurso, ampliando o número de alunos e escolas participantes.
Confira os ganhadores:
1º ano – Desenho:
Aluna: Esther Batista Ouverney
Professora: Mayla Dias de Araujo
Instituição: Escola Municipal Bernardo Pacheco
Diretora: Mayla Dias de Araujo
2º ano – Desenho:
Aluna: Kamilly Bernardes Vanelli
Professora: Maria Aline Balonecker Cunha
Instituição: Escola Municipal Izabel Gomes Siqueira
Diretora: Carla Aparecida Campos da Silva
3º ano – Colagem:
Aluna: Ana Clara de Jesus Vieira
Professora: Fernanda Saippa França
Instituição: Escola Municipal Francisco Silveira
Diretora: Adriana Miranda Ávila
4º ano – Colagem:
Aluno: Enzzo Cabral Molina
Professora: Regina Bizzotto Wilhelm
Instituição: Escola Municipal Anna Barbosa Moreira
Diretor: Luis Felipe Martins Jardim
5º ano – Produção Textual:
Aluna: Myllena Verli Reis
Professora: Ruth Rodrigues Cima Marqui
Instituição: Escola Municipal Messias Moraes Teixeira
Diretora: Paloma Cherede dos Reis Morais
SIGA I – Desenho/Colagem:
Aluno: Alexandre Lucas Lima de Andrade Gonçalves de Paiva
Professora: Carla de Souza Sardou
Instituição: Escola Municipal Iza Saippa
Diretora: Nubia Pedro dos Santos
SIGA II – Produção Textual:
Aluna: Gisele Mattos Schuenck
Professora: Fernanda Busquet Nunes Abreu
Instituição: Escola Estadual Municipalizada Hermenegildo Gripp
Diretora: Claudia Campos da Silva
As professoras premiadas com as sequências didáticas foram:
Jussara Camilo Turma – Escola Municipal Estação do Rio Grande
Marcia Cristina de Azevedo Pires – Escola Municipal Santa Paula Frassinett
Renata Aparecida De Oliveira Cruz Tabella – Escola Municipal José Alves De Macedo
Ingrid Mendes De Lima – Escola Municipal Alípio Da Silva Branco
Ana Carolina Pacheco Pereira – Escola Municipal Vevey La Jolie
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.