A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro enviou no início do mês à prefeitura de Nova Friburgo algumas recomendações sobre melhorias no raio x do Hospital Municipal Raul Sertã. O documento se baseia em uma vistoria no setor realizada pelo órgão, em conjunto com o Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foram encontrados diversos problemas.
Durante a fiscalização foi observado que as máquinas estão descalibradas e que faltam EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para técnicos, pacientes e acompanhantes. Os aparelhos de ar condicionado também estão com defeito, o que pode causar danos ao maquinário da radiologia.
Além disso, a inspeção verificou paredes com rachaduras, sala de revelação sem exaustão, mofo nas instalações e ambiente de descanso inadequado. O dosímetro, aparelho para medir o nível de radiação a que o profissional é exposto, também não estaria sempre disponível.
Agora, o município tem um prazo de 90 dias, que termina no fim de janeiro, para responder quais ações foram adotadas para resolver os problemas.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.