Com o período de chuvas de verão se aproximando, é muito importante que a população esteja atenta a um inimigo já conhecido: o Aedes aegypti. O mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, costuma se proliferar nesta época e o Estado do Rio de Janeiro já está em alerta.
Para que Nova Friburgo não tenha um aumento expressivo de casos, a Secretaria Municipal de Saúde conta com o apoio dos cidadãos na prevenção. Um olhar atento para sua própria residência evita que recipientes propícios para a proliferação do mosquito sejam criados. É necessário eliminar água armazenada, como vasos de planta, caixa d’água, pneus e pets. Evitar lixo acumulado. Manter calhas e quintais limpos.
Também é importante estar atento aos sintomas das arboviroses. Os sinais de dengue, por exemplo, são: febre alta, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, cansaço e dor nas articulações. Casos de sintomas leves devem procurar uma Unidade Básica de Saúde, já pacientes mais graves devem ir até uma unidade hospitalar.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.