GeralÚLTIMAS

“Disque Balão”: programa Linha Verde lança a 26ª campanha de combate a prática nesta segunda, 15, em todo estado do Rio

Denúncias devem ser realizadas ao Linha Verde, prodrama do Disque Denúncia do Rio de Janeiro sobre crimes ambientais

O Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, lançou nesta segunda-feira, 15, a 26ª edição da campanha “Disque Balão”, com o intuito de combater a prática de soltar balões no estado do Rio. Ela começa neste mês de abril e termina no dia 15 de setembro. 

Segundo o site do Disque Denúncia, essa é a época onde os casos da prática tendem a aumentar devido às homenagens a São Jorge no dia 23 de abril, o Dia das Mães na segunda semana do mês de maio e posteriormente as festas Juninas. 

Além disso, no site o Disque Denúncia revela que: “Em 2023, cerca de 116 denúncias envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões, 68% a mais do que no ano de 2022. Com auxílio dessas denúncias, o Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, apreenderam pelo menos 315 balões, além de buchas, lanternas, bocas de balão e fogos de artifício.”

Contudo, a campanha não busca apenas conscientizar sobre os perigos dessa prática, mas também, prestar apoio às forças policiais. 

Neste ano, em 6 municípios do estado incluindo Nova Friburgo, já foram registradas 25 denúncias. Mesmo assim, o informe ainda ressalta a falta de acionamento em algumas cidades onde é possível ver balões sendo soltos: “É preciso citar que diariamente vemos, principalmente aos fins de semana, relatos de soltura de balões em outras cidades, mas a população desses locais precisa fazer sua parte, denunciando ao Linha Verde, visto que não há registros de denúncias além dos citados”

A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, e ainda ambas as penas cumulativamente.

O Linha Verde atende através do número de telefone (21) 1153-1177 e 0300 253 1177, ambos com Whatsapp e sem qualquer exposição da identidade do denunciante. Além disso, é possível também realizar a denúncia através do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *