Ave silvestre foi encontrada na Região Norte do Rio
Mais um caso confirmado de Influenza Aviária (H5N1) em ave silvestre migratória da espécie trinta-réis-do-bico-vermelho. Dessa vez, o Governo do Estado recebeu a confirmação da ocorrência em São João da Barra. Com esse registro, agora são oito casos comprovados ao total. Não existe pessoas contaminadas.
A população é orientada pelas secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) do Rio de Janeiro a evitarem o contato em aves silvestres com sinais de doença.
É importante reforçar que no caso da população encontrar aves doentes ou mortas, não efetuar o recolhimento, visto que o contágio da Gripe Aviária em seres humanos ocorre por meio de contato. No país não há nenhum registro de pessoa ou ave comercial infectada e a doença não é transmissível pelo consumo de ovos ou frango.
O Ministério da Agricultura e Pecuária disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados, que pode ser acessado pelo público aqui.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.