CulturaÚLTIMAS

Fundação Dom João VI passa por obras, e Centro de Artes será assistido em breve

Reforma na fundação tem a ver com bicentenário da colonização alemã 

O casarão onde funciona a Fundação Dom João VI, na Praça Getúlio Vargas, está passando por obras em sua fachada e também na parte interna. A medida é importante pelos 200 anos da colonização alemã, que será comemorado em 3 de maio de 2024. Com as obras a todo vapor na tarde desta segunda-feira, 8, quando a equipe do Zoom Notícias esteve no local, a promessa é de que as intervenções, iniciadas há duas semanas, preparem o patrimônio tombado para as comemorações do bicentenário.

“Hoje, o prédio da fundação compõe uma importância muito grande dentro do circuito de bens culturais do município. A gente tá programando uma exposição histórica pra comemoração dos 200 anos da imigração {alemã} durante três meses, ficando de maio até o final de julho.A ideia é mostrar exatamente a parte documental e histórica ligada a esse processo de imigração” – pontua o Presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly. 

Além disso, o antigo Centro de Artes, desativado desde o acidente climático de 2011, tem a previsão de retorno às atividades em breve , sendo mais uma ferramenta para estimular a cultura na cidade. 

“Ao término da exposição, em agosto, a gente já deve estar em um processo de continuação ligada à adequação, à recuperação e a melhorias do centro de artes e da parte de cima do casarão como um todo” – destaca.

O presidente ainda expôs a relevância do Centro de Artes para Nova Friburgo:

“O espaço do Centro de Artes é o mais importante do centro da cidade. Talvez seja a primeira galeria pública do município, e, com certeza, é o segundo teatro de Nova Friburgo. Portanto, ter, de novo, esse instrumento funcional, provavelmente até o final do ano, é um enorme ganho” – finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *