A greve no setor de raio-x do Hospital Municipal Raul Sertã iniciada na última sexta (07), teve seu fim às 13h20min de hoje (10). Segundo informações, a Prefeitura solicitou uma tutela de urgência sobre o caso.
Com isso, uma reunião foi realizada com o Ministérios Públicos Estadual e Municipal, o sindicato e seus representantes, e, ao final, foi acordado que a greve deveria ser encerrada pois o sindicato que deu entrada, o Sindsprev-RJ, não era legítimo para a ação, por ser federal e não municipal.
O que diz a prefeitura:
O governo municipal se pronunciou oficialmente hoje, 11 de outubro, afirmando todo o contexto citado acima nesta matéria e reiterando mais alguns apontamentos. Entre eles: ficou acordado na mesma reunião com os interessados que o poder público não irá descontar os três dias paralisados, mediante o retorno imediato da funcionalidade do setor.
Sobre o pedido dos servidores do raio-x pelo pagamento do piso salarial, a Prefeitura explicou que, segundo a legislação estadual número 8.315 de 2019, o piso estadual é de R$2.512,58, com carga horária de 48h semanal. Mas em Nova Friburgo, os funcionários possuem um salário base de aproximadamente R$1.960,00, por uma carga horária de 24 horas por semana. Com isso, em um cálculo equivalente, o Município paga acima do piso perante as horas trabalhadas.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.