Grupo de servidores da enfermagem de Nova Friburgo faz manifestação e cerca o carro do Prefeito
setembro 25, 2023
0
Na manhã desta segunda, 25, um grupo de aproximadamente 30 servidores realizou a manifestação do hospital Municipal Raul Sertã até a Prefeitura Os profissionais alegam não terem sido
Share:
Na manhã desta segunda, 25, um grupo de aproximadamente 30 servidores realizou a manifestação do hospital Municipal Raul Sertã até a Prefeitura
Os profissionais alegam não terem sido contemplados com o pagamento do piso integral da categoria.O Prefeito permaneceu o tempo todo dentro do veículo, da onde respondeu a demanada de alguns servidores que o questionavam sobre o repasse.
Na última sexta-feira, a assessoria de imprensa da Prefeitura emitiu um comunicado informando que o repasse do complemento do piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Nova Friburgo estava concluído.
Confira o comunicado:
‘‘A Prefeitura repassou nesta sexta-feira, 22, o complemento do piso salarial para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Nova Friburgo. Em agosto, o município recebeu o valor de R$1.747.439,00 do Governo Federal referente à maio, junho, julho e agosto, e dentro do prazo legal previsto em lei, a quantia foi transferida para a conta dos servidores hoje. O salário foi pago proporcionalmente à carga horária trabalhada, conforme previsto na lei.
Tem direito ao repasse os profissionais que atuam no serviço público e para aqueles que trabalham em estabelecimentos privados, que fornecem até 60% de atendimento para sistema único de saúde (SUS), como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Nefrologia e a Organização de Saúde Viva Rio, que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino.
Cabe reforçar uma informação importante: o valor foi repassado pelo Ministério da Saúde com base na situação de regularidade dos profissionais até o dia 23 de agosto, quando o dinheiro chegou aos cofres municipais. Após isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um mutirão de assistência com os servidores, oferecendo-lhes apoio na constatação de irregularidades no CPF, Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) vinculado ou com o conselho de classe e os orientando sobre como resolver essas pendências.
Esses enfermeiros, técnicos e auxiliares, assim que regularizarem sua situação, também receberão de forma condizente, consequentemente. Ou seja, se a condição foi resolvida entre o dia 23 de agosto e 10 de setembro, no próximo salário, o pagamento será efetivamente repassado, e assim por diante. Por isso é importante que todos confiram se estão em dia com suas obrigações fiscais.”
O único problema, segundo afirmam os servidores, é que essa quantia não foi repassada corretamente. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura e fomos informados que :
”A Prefeitura de Nova Friburgo informa que a base de dados para o pagamento segue aquilo que foi orientado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. O valor recebido pelo Município foi referente aos meses de maio, junho, julho e agosto e contemplava os servidores considerados aptos no período.
Entretanto, a fim de diminuir qualquer dúvida, o Município vai verificar se todos os servidores que estavam aptos receberam os valores corretos, bem como irá fornecer as informações necessárias para que eles possam regularizar suas situações perante o InvestSus para o Ministério da Saúde faça o próximo repasse incluindo estes servidores.
Por fim, vale lembrar que já houve um mutirão de atendimento aos servidores no Hospital Municipal Raul Sertã, promovido pela Procuradoria-Geral do Município, Subsecretaria de Recursos Humanos e Secretaria Municipal de Saúde, para dar todo o suporte aos servidores para que possam regularizar a situação exigida pelo Ministério da Saúde.”
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.