Hemocentro de Friburgo reorganiza coletas de sangue
abril 2, 2025
0
Serviço funciona no ambulatório do Hemocentro, enquanto imóvel aguarda obras estruturais
Coleta de sangue é retomada no Hemocentro de Nova Friburgo
Serviço funciona no ambulatório do Hemocentro, enquanto imóvel aguarda obras estruturais
A coleta de sangue voltou a ser realizada no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, em Nova Friburgo, nesta terça-feira, 1º de abril. O atendimento ocorre no ambulatório da unidade, que funciona em área não afetada pela interdição parcial do prédio.
A retomada acontece após a Defesa Civil ter identificado, no dia 20 de março, falhas na estrutura do imóvel onde o hemocentro funciona, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. Como resultado, parte da unidade foi interditada, e os atendimentos, temporariamente suspensos.
Publicidade
Publicidade
Atendimento temporário no ambulatório
Para garantir a continuidade do serviço, a coleta está sendo realizada no ambulatório, nos dois terços do prédio que permanecem seguros. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Além disso, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que ainda busca um novo local para o hemocentro, a fim de viabilizar as reformas necessárias no imóvel atual. Enquanto isso, o atendimento permanece parcialmente adaptado, mas ativo.
Segundo as recomendações da unidade, podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, com idades entre 18 e 59 anos. Jovens a partir dos 16 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados pelos responsáveis legais. Por outro lado, pessoas acima dos 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.
A prefeitura ressalta que, apesar das limitações físicas da unidade, o serviço de coleta está normalizado no ambulatório e que a expectativa é ampliar o atendimento conforme a reestruturação do espaço avança.
Por que doar sangue é tão importante?
Antes de tudo, a doação de sangue é essencial para atender pacientes em diferentes situações médicas. Pessoas com doenças crônicas, como anemia falciforme ou distúrbios de coagulação, muitas vezes precisam de transfusões regulares para manter sua saúde.
Da mesma forma, vítimas de acidentes graves, pacientes com câncer (como a leucemia) e aqueles que passam por cirurgias de grande porte, dependem diretamente da doação voluntária.
Além disso, períodos como feriados prolongados, festas regionais e o inverno costumam registrar baixa nos estoques dos bancos de sangue, o que pode comprometer atendimentos de urgência.
Benefícios para o doador
Ademais, quem doa sangue também é beneficiado. A prática ajuda a reduzir riscos de doenças cardiovasculares e melhora o funcionamento circulatório, pois colabora com a “limpeza” do sangue, promovendo a renovação celular.
Como ilustração, estudos apontam que a doação regular reduz a viscosidade sanguínea, diminuindo o risco de entupimentos nas artérias. Outro ponto importante é que o doador passa por exames que monitoram sua saúde e podem até identificar doenças como HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas e HTLV.
Para doações: Local: Ambulatório do Hemocentro – anexo ao Hospital Raul Sertã Dias: Segunda a sexta-feira Horário: Das 8h às 12h Informações: Secretaria Municipal de Saúde