CidadeDESTAQUE

Indústria é o setor que mais gerou empregos em Nova Friburgo no 1º trimestre do ano

Dados levantados pela Firjan foram divulgados nesta sexta; março foi o melhor mês na abertura de novas vagas em diversos setores

O setor industrial liderou a geração de empregos em Nova Friburgo durante o primeiro trimestre de 2023. Foram 179 novas vagas entre janeiro e março. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 5, pela Firjan.

O número do segmento, que tem grande importância para a economia local, é melhor em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve fechamento de 273 postos de trabalho na cidade.

Os dados agregados de todas as áreas econômicas (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram que Nova Friburgo fechou o trimestre com saldo positivo de 145 novas vagas de emprego. 

Março foi o mês com a maior quantidade de vagas abertas

Ainda segundo a Firjan, março de 2023 foi o melhor mês para novas contratações na cidade (+249). Os setores de serviços (+96) e indústria (+93) tiveram o maior número de criação de vagas no período.

As informações divulgadas pela Firjan têm como base os dados disponibilizados pelo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do governo federal.

“Este saldo positivo demonstra que estamos vencendo os desafios e recuperando o fôlego”, ressalta Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense.

“A Firjan segue trabalhando, levando os nossos pleitos em todas as esferas, para manter os postos de trabalhos, melhorar as oportunidades de negócios e a qualidade de vida da população”, finaliza. 

Estado do Rio de Janeiro gerou 33 mil novas vagas no primeiro trimestre

Nos três primeiros meses do ano, foram 33,4 mil novos empregos criados no estado do Rio. Nessa análise, o setor de serviços (+31,2 mil) foi o que mais contratou. 

A administração pública se destacou como a principal contratante, seguida pelos segmentos de educação, que comumente tem desempenho positivo no início de ano por conta da volta às aulas.

O setor industrial (+12,4 mil) aparece em seguida, com a construção civil sendo a principal responsável pelo bom desempenho. Os serviços especializados para construção e obras de infraestrutura foram os destaques no segmento. 

A agropecuária (+121) também registrou saldo positivo, enquanto o comércio (-10.301) acumulou saldo negativo em 2023, após o bom desempenho no fim do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *