Saiba como se inscrever para a prova que permite a emissão dos certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio
As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 começaram nesta segunda-feira, 22, e seguirão abertas até o dia 2 de junho. O exame é voltado às pessoas que não terminaram os estudos.
Para quem cursa o ensino fundamental fazer a prova, é preciso ter, no mínimo, 15 anos até a data da avaliação. Já quanto ao ensino médio, são necessários, pelo menos, 18 anos de idade.
O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
O exame será aplicadoa no dia 27 de agosto e existem diversas novidades nessa edição:
- Possibilidade de solicitar um cartão-resposta ampliado para os deficientes visuais;
- Correção diferenciada da redação para autistas;
- Aproveitamento de laudos das provas de 2022 para solicitação de atendimento especial;
- Dispensa de documentação comprobatória para travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal.
A inscrições para o Encceja devem ser feitas no portal da prova. Para acessar, clique neste link.
Sobre o Encceja
O Inep, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela realização do exame. A prova é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.