‘Lei Vini Jr’, antirracismo, já vale nos estádios do Rio
- julho 6, 2023
- 0
Outra lei também inclui no calendário o “Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol” Na última quarta-feira, 5, o Governador do Estado, Cláudio Castro sancionou duas
Outra lei também inclui no calendário o “Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol” Na última quarta-feira, 5, o Governador do Estado, Cláudio Castro sancionou duas
Na última quarta-feira, 5, o Governador do Estado, Cláudio Castro sancionou duas leis de combate a discriminação racial nos estádios e arenas esportivas do Rio de Janeiro, uma é a Lei 10.053/23 que intitui a Politica estadual ‘Vini Jr’.
No texto, está previsto que a partida deve ser interrompida em caso de denúncia ou manifestação racista, também serão realizadas antes e nos intervalos dos jogos, campanhas educativas.
As condutas racistas podem ser reportadas por qualquer cidadão a autoridade presente no estádio, onde será encaminhada a organização do evento e em seguida, à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
A paralisação do evento cabe ao organizador ou delegado da partida, e deve durar até que as condutas racistas terminem.
Se os atos se repetirem ou forem realizados por grupos, o jogo deverá ser encerrado.
Já a Lei 10.052/23 inclui no Calendário Oficial do Estado “O Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol”, comemorado no dia 7 de abril em referência à manifestação feita pelo Vasco da Gama no mesmo dia em 1924, quando se recusou a excluir jogadores negros e operários do elenco.
O jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior participou do anúncio das leis, que foi feito no Maracanã, onde marcou a calçada da fama do estádio e recebeu diversas homenagens.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.