Blog

Machismo, Racismo, LGBTQIAP+, entre outros, são temas de cursos gratuitos da Estácio

  • março 22, 2023
  • 0

A Estácio lançou na última segunda-feira, 20 a “Série Brilhante”, nela  estão disponíveis vários cursos gratuitos abordando temas como Machismo, Racismo,LGBTQIA P+, Etarismo e Capacitismo, com profissionais especializados.

Share:
Machismo, Racismo, LGBTQIAP+, entre outros, são temas de cursos gratuitos da Estácio

A Estácio lançou na última segunda-feira, 20 a “Série Brilhante”, nela  estão disponíveis vários cursos gratuitos abordando temas como Machismo, Racismo,LGBTQIA P+, Etarismo e Capacitismo, com profissionais especializados. Os cursos já estão disponíveis

Eles foram criados por um time de especialistas em Diversidade, reunidos pela Estácio nessa missão inédita. “Brilhantes”, pioneira no setor de educação superior, é uma plataforma da diversidade trazendo uma linguagem jovial e leve. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Yduqs e está prevista para cinco temporadas, separadas por temas com 8 episódios cada uma, visando debater todos esses assuntos. As inscrições para a 1ª temporada já foram abertas e os episódios já estão disponíveis. O primeiro tema será o machismo estrutural, que fala sobre gênero e relações sociais. Para mais informações e inscrições gratuitas acesse o (link).

 Durante todo o mês de março, às unidades da Estácio com ofertas para o curso de Direito realizam plantão tira-dúvidas sobre direitos ligados à ampliação da lei Maria da Penha, dentre outros temas. Todos os alunos da Estácio também farão parte de um projeto com foco nesse tema. Em parceria com a L’Oréal Paris, o episódio de número 5 abordará o tema assédio e, além do conteúdo da faculdade, será disponibilizado um link para o curso rápido sobre o tema na prática.

O curso traz a ideia de ser maratonando como uma série, onde os convidados vão explorar suas temáticas, trazendo uma ideia intimista, contexto histórico e as consequências sociais. Com aproximadamente 8 episódios, narrativas atreladas ao curso e abordagens relacionadas ao tema central, os alunos ainda contam com indicações para poderem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, como sugestões de comportamento e formas de mudar este cenário. O curso também ficará disponível para dowload em versão de podcast. Todos os alunos que concluírem a Série Brilhante vão ganhar um certificado. 

A “Série Brilhante” visa não só preparar os alunos para o mercado mas também para a vida como um todo.A Estácio entende que um conteúdo tão potente devia ser aberto ao público de maneira gratuita pois um tema como este deve ser disseminado ao máximo, criando uma sociedade mais consciente e respeitosa.

Em pesquisa realizada pela “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que estejam alinhadas com seus valores de vida. Marcas que se mantêm neutras tendem a não gerar interesse. O estudo falou que cerca de 30 mil consumidores ao redor do mundo, onde 1.564 eram brasileiros.

A “Série Brilhante” aborda dentro de seu lançamento o Feminismo e sua origem, ressaltando a importância do movimento e a necessidade nas relações sociais. Outros assuntos também são falados como: classe, raça e gênero, elaborando a diferença entre sexualidade e gênero. Além disso, questões jurídicas também estão em pauta, como gênero e a justiça, feminicídio e violência de gênero, a desigualdade no mercado de trabalho também é relatada evidenciando a importância do empoderamento feminino.

A temporada Estrelas da revolução contará com um time de influenciadores, estudiosos do tema e profissionais de vários setores, como Luana Xavier, atriz, produtora e ativista; Alexandra Gurgel, empreendedora, escritora e produtora de conteúdos em prol da causa da autoaceitação das mulheres; Bielo Pereira, apresentadora, empresária e bigênere; Vilma Piedade, professora, escritora e autora do livro- conceito “Dororidade”; Jaqueline Gomes, psicóloga, professora universitária e ativista; Giowana Cambrone, advogada, professora de Direito de Família e mestranda em Políticas Pública de Formação Humana pela UERJ; Leonardo Peçanha, especialista em gênero e sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ; Vanessa Berner, professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Maíra Fernandes, advogada criminalista e professora; Lu Rufino dos Santos, advogada, Miss Cadeirante, porta-bandeira e conselheira Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no RJ; Fabio Oliveira, filósofo, professor e escritor; e Thaís Ferreira, ativista comunitária, atual vereadora do Rio, especialista em políticas para mulheres e infância.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *