Blog

MPRJ promove reuniões para debater ações de prevenção a desastres climáticos em Nova Friburgo

  • julho 15, 2024
  • 1

Na última quinta-feira, 11, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) reuniu em sua sede de Nova Friburgo representantes da Prefeitura e da Defesa Civil

Share:
MPRJ promove reuniões para debater ações de prevenção a desastres climáticos em Nova Friburgo

Na última quinta-feira, 11, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) reuniu em sua sede de Nova Friburgo representantes da Prefeitura e da Defesa Civil de Nova Friburgo, além de representantes do Estado e da sociedade civil, para dois encontros focados na prevenção de chuvas no município.

Representando a instituição, participaram a procuradora de Justiça Denise Tarin e os promotores de Justiça Cláudia Condack, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, e José Alexandre Maximino, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo.


O primeiro encontro, ocorrido durante a tarde, tratou do tema “Responsabilidades de cada órgão em situações de desastres”. Já o segundo encontro, realizado no início da noite, discutiu o tema “Prevenção de desastres em Nova Friburgo: a experiência dos NUDECs”.


Durante as reuniões, os representantes da Defesa Civil expuseram as medidas preventivas que o município tem implementado. Essas medidas incluem a análise e o mapeamento das áreas de risco, ações de mitigação, como as obras de contenção em andamento nas regiões propensas a deslizamentos, e iniciativas para a evacuação de pessoas residentes destas áreas de risco.


QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP


Os representantes da prefeitura também detalharam as iniciativas em curso para preparar os agentes públicos diante de potenciais situações de emergência provocadas por chuvas intensas. Isso inclui treinamentos, desenvolvimento de planos de contingência e simulações, vigilância das áreas de risco, estabelecimento de pontos de apoio e abrigos, além da manutenção de estoques de suprimentos para assistência humanitária.


Adicionalmente, os representantes da Defesa Civil introduziram o Plano de Contingência municipal, delineando os protocolos e diretrizes que os órgãos devem seguir para responder a emergências e desastres. Também destacaram o papel do Grupo de Ações Coordenadas, composto por entidades do Sistema Municipal de Defesa Civil, responsáveis pela preparação e resposta imediata em situações de emergência.


No segundo e último encontro do dia, os participantes discutiram as capacidades dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil, focando especialmente nas experiências bem-sucedidas no município. Com a presença de líderes comunitários, associações de moradores, radioamadores e representantes da Defesa Civil, foram explorados temas como a importância, os obstáculos e os planos municipais para expandir os Núcleos de Defesa Civil (NUDECs).

FONTE: MPRJ

Compartilhe:

1 Comment

  • Boa tarde. Gostaria de saber se está previsto ainda para este ano, o concurso público para Defesa Civil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *