Em entrevista, Renato Souza ainda afirmou que ações devem continuar em 2024
Desde setembro deste ano, agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (SMOMU), em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, vêm realizando diversas operações de fiscalização de veículos em nossa cidade, sobretudo, de motocicletas. O intuito é regularizar ao máximo o número de veículos no trânsito da região.
Em entrevista à equipe da Zoom, o secretário Renato Silva esclarece:
“A motocicleta foi um ‘bum’ muito grande, por quê o excesso de acidentes que acontecem, referentes a ela é imenso e isso enche o nosso Hospital Municipal Raul Sertã (…)”. “Nós não somos contra o trabalhador, somos contra a desordem” completou.
Além disso, problemas como cano de descarga aberto, ausência de retrovisor, ausência de placa, e avanços de sinal de trânsito, que não eram reconhecidos pelo sistema, já que muitas motocicletas também se encontravam sem identificação, também vinham acontecendo muito.
Número de ocorrências até agora:
- Mais de 300 condutores abordados;
- Cerca de 100 veículos entre carros e motos removidos;
- Aproximadamente 52 veículos fora do prazo de licenciamento;
- Mais de 20 flagrantes de motoristas desabilitados.
E as operações vão continuar neste ano. Segundo Renato, no ano que vem essa continuidade só depende dos motoristas e pilotos de Nova Friburgo.
“A nossa estrutura nos permite fazer esse tipo de abordagem diariamente, o órgão de trânsito tem até por obrigação e premissa de fazer isso. E, com apoio do programa do PROES, isso vai ser algo perene… O termômetro vai ser o comportamento dos motoristas e motociclistas nas ruas.”
Por Victor Borges