A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), com apoio de agentes de trânsito e da Polícia Militar (através do Programa Estadual de Integração da Segurança – PROEIS), promoveu no fim de semana blitz para coibir irregularidades no trânsito de Nova Friburgo, sobretudo motocicletas com escapamento adulterado, que emitem ruído acima do que é permitido em lei, gerando uma série de perturbações a sociedade.
Durante as ações, os agentes aplicaram um total de 54 multas. Mais da metade delas (36 multas) por conduzir veículo registrado sem o devido licenciamento – 19 infrações – por conduzir automóvel ou moto sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e 17 infrações por outros problemas. Ao todo, 25 veículos também tiveram que ser removidos.
Esta ação está sendo possível graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde a Gestão Pública Municipal poderá acionar policiais militares para atender as demandas da municipalidade.
Por fim, a Smomu ressalta que as blitz seguirão acontecendo em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito. É importante destacar que o Poder Público precisa da conscientização e colaboração da população para que a cidade tenha uma redução efetiva no número de acidentes e no ordenamento de trânsito, uma vez que a maioria das ocorrências registradas são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.
Por Victor Borges
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.