Após denúncias de consumidores sobre preços abusivos na venda do botijão de gás de 13kg, o de tamanho mais comum, o procon de Nova Friburgo está percorrendo e notificando as distribuidoras da cidade para que apresentem documentos, como as notas fiscais de compra dos últimos três meses e o valor de revenda do gás. A intenção do órgão é fazer um comparativo entre a relação compra/revenda das empresas, para garantir que não haja irregularidades nos preços.
Segundo a prefeitura, que é responsável pelo Procon, até o momento pelo menos 10 empresas já foram notificadas e a ação deve continuar. Após a etapa de notificações, as distribuidoras terão um prazo de dez dias para apresentar os documentos solicitados.
Sendo constatada alguma irregularidade, a distribuidora será novamente notificada, desta vez para ajustar seus preços. Se a adequação não for feita, o Procon promete adotar outras sanções cabíveis.
Foto: Pedro Ventura
Por Juan Victor
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.