Dividido em três fases, Parlamento Jovem Brasileiro já conta com inscrições abertas
Com o tema “A Educação que Queremos”, a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) possui foco em estudantes entre 16 e 22 anos matriculados em escolas estaduais ou particulares de ensino integral, assim como os matriculados no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições vão até 30 de junho e devem ser feitas pelo site da Câmara dos Deputados.
A câmara de deputados realiza o PJB desde 2004, um programa que visa a melhoria da educação em todo o país e como ferramenta dessa evolução na educação é dado voz aos estudantes de ensino médio de todo o território nacional.
Etapas do PJB:
Municipal –
- De 24 de julho a 10 de setembro;
- 1.080 vagas – 40 por estado brasileiro e DF;
- As vagas serão preenchidas por um sorteio eletrônico;
- Cada estudante precisa criar e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem, tendo em vista análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens.
Estadual –
- De 11 de setembro a 10 de novembro;
- 108 estudantes – 4 vagas por estado e DF;
- Seleção do deputado ou deputada jovem que irá à câmara dos deputados, a partir dos melhores discursos da primeira etapa.
Federal –
- De 5 a 7 dezembro;
- 27 vagas – uma por estado;
- Aprimoramento das ideias e propostas e elaboração de uma carta do PJB à Câmara, com a mensagem que os estudantes querem transmitir aos deputados federais, assim como suas necessidades, seus anseios e seus sonhos para a educação.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.