O serviço de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada completou nove anos de trabalho em Nova Friburgo nesta sexta-feira, 14. A data reúne histórias que já passaram pelas mãos dos profissionais do programa, recebendo assistência e o carinho de um atendimento humanizado.
Desde 2014, aproximadamente 10 mil pacientes receberam o suporte ou a suplementação de aparelhos dentro das suas residências. São 10 mil famílias que puderam ter o SUS em pleno funcionamento nas suas casas.
Na última mostra “Brasil aqui tem SUS”, realizada pelo CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a secretaria de Saúde de Nova Friburgo através da subsecretaria de Atenção Básica, fez um balanço das atividades no município. Os serviços incluem, além da redução do número de óbitos e de internações hospitalares, um reconhecimento nacional do serviço implantado na cidade.
O público alvo desse programa são pacientes portadores de enfermidades cardiorrespiratórias crônicas, que necessitam do uso contínuo de oxigênio, dispositivos de ventilação mecânica não invasiva, concentradores convencionais e portáteis no ambiente domiciliar, além de dispositivos que permitam a realização das atividades cotidianas ou de trabalho, sem interromper o tratamento, com o objetivo de redução das internações hospitalares, desospitalização, promoção da sobrevida e melhoria da qualidade de vida, além de racionalizar os processos administrativos, aumentando, assim, a eficiência do sistema e ampliando a população beneficiada.
Foto: PMNF
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.