Companhias que testaram o novo modelo de jornada reduzida colhem resultados de melhora no bem-estar e produtividade
Entre junho e dezembro de 2023, acontece o primeiro teste no Brasil do modelo de redução de jornada trabalhista para quatro dias semanais. A ação acontece em parceria com a ONG brasileira Reconnect Happiness at Work. Trezentas empresas que se inscreveram para a primeira fase, que contará com seminários sobre o modelo e resultados dos testes internacionais.
No projeto piloto, 50 companhias de diferentes portes e setores terão os resultados avaliados após seis meses. Mas existem empresas no país testando o regime por conta própria e colhendo resultados positivos parecidos com os do exterior. A maioria é de pequeno porte e da área de tecnologia, um setor de maior flexibilidade e de grande disputa por profissionais qualificados.
São companhias que seguem uma tendência que avança em vários países para aumentar o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Menos ansiosos, mais produtivos e com a criatividade a todo vapor. É assim que se sentem funcionários de empresas brasileiras que adotaram a semana reduzida, com quatro dias de trabalho em vez de cinco, sem redução proporcional de salário.
Líderes de empresas ouvidas pelo GLOBO apontaram indicadores de aumento na qualidade de vida de empregados sem perda de produtividade e demissões. Ao contrário, as primeiras avaliações indicam melhores resultados, maior retenção e atração de talentos e estímulo à inovação.
Faltam dados precisos, mas cresce no país o número de empresas nas quais a quinta é a nova sexta-feira. Ou que trocaram a melancólica segunda pela terça-feira. Há ainda modelos com pausa no meio da semana ou rodízio. Entre os trabalhadores com um dia livre a mais, a maioria relata mais horas ao ar livre, frequência maior de exercícios, tempo para cuidar da saúde mental e principalmente mais tempo para organizar a própria casa e dar atenção à família, deixando o fim de semana realmente para descansar.
Fonte: oglobo.globo.com
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.